1
resposta

[Projeto] Checkpoint 1

Atividade
Paleta - Escolhi esses tons de verde e laranja por remeter um pouco a comida e o verde vibrante pelo fato do app se chamar Quick acho que remete um pouco da rapidez e não fica tão generico quanto o vermelho que é muito usado nas paletas de cores de app de comida. E com essas cores me trouxe mais uma sensação de ser um app de comidas saudaveis e rapidas kkkk
Tipografia - Albert Sans, por ser moderna, legivel e acolhedora
Espaçamento - todos os componentes estão espaçados com multipos de 8px
Grid - Usei os componestes centralizados
E uma dificuldade - Fiquei com dúvidas se a minha contrução desde o começo foi o caminho mais correto/profissional, como foi a minha primeira vez fazendo um prototipo no fig fica bem confuso essa parte de variaveis e como usa-las da forma correta e de como seria essa aplicação se fosse realmente um projeto real. Se quiserem compartilhar algum vídeo que me mostre como seria na prática esse passo a passo seria muito legal!
https://www.figma.com/proto/KwWx0RgRN1AXi3hHKeCwvf/Sem-t%C3%ADtulo?page-id=0%3A1&node-id=1-58&viewport=-982%2C138%2C1.99&t=FHZjMpFuIA5uGvMR-1&scaling=min-zoom&content-scaling=fixed&starting-point-node-id=1%3A58

1 resposta

Olá, Luana, como vai?

Seu projeto está bem consistente com o que foi proposto na atividade. As escolhas de paleta fazem sentido dentro do contexto do app e a justificativa mostra uma boa intenção de comunicação visual. A tipografia também está adequada e o uso de espaçamento em múltiplos de 8px demonstra organização e preocupação com padrão, o que já é um bom sinal de maturidade no processo.

Sobre a construção no Figma, especialmente em relação a variáveis e organização, é normal gerar confusão no início. Uma sugestão pontual para aprimorar o componente é configurar os campos de texto como propriedades editáveis dentro das variantes. Isso permite que você altere o conteúdo escrito diretamente no painel lateral do Figma, sem precisar entrar em cada camada do componente. Eu fiz um exemplo dessas sugestões usando o seu projeto como base.

Como sugestão de organização, você pode criar uma página dedicada chamada Style Guide. Nela, você deve expor as amostras de cores com seus respectivos códigos hexadecimais, as variações da tipografia Albert Sans em diferentes pesos e tamanhos, além de uma demonstração visual do sistema de grid e espaçamento utilizado. Se quiser dar uma olhada nesse meu projeto, lá tem um exemplo de como eu faço com as cores e tipografia.

Parabéns pela conclusão desta etapa e por compartilhar seu progresso. Continue praticando e postando seus projetos para acompanharmos sua evolução. O fórum segue à disposição para qualquer dúvida.

Abraços :)

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!