Esse foi o desafio: Giovanna estava pensando em investir R$ 6.500,00 em uma aplicação de renda fixa que oferecia uma taxa de juros simples de 1% ao mês, por um período de 12 meses. Antes de realizar o investimento, ela deseja ter uma ideia sobre o valor final, incluindo o valor dos juros, para decidir se o retorno será suficiente para cobrir suas despesas planejadas de fim de ano. Para obter essa informação, ela criou um prompt no ChatGPT e deseja saber como é calculada a fórmula de juros simples, quais variáveis estão envolvidas nessa situação, qual é o valor dos juros e qual será o valor final do investimento.
Cheguei nesses 2 prompts:
O primeiro prompt foi para me fornecer as fórmulas para que eu tenha os resultados desejados: "Pretendo investir R$ 6.500,00 em uma aplicação de renda fixa que oferece uma taxa de juros simples de 1% ao mês, por um período de 12 meses. Desejo ter uma ideia sobre o valor final, incluindo o valor dos juros, para decidir se o retorno será suficiente para cobrir algumas despesas. Como é calculada a fórmula de juros simples, quais variáveis estão envolvidas nessa situação, qual é o valor dos juros e qual será o valor final do investimento?"
Já no segundo prompt, esclareci minha necessidade e solicitei um código em JavaScript: "Pretendo investir R$ 6.500,00 em uma aplicação de renda fixa que oferece uma taxa de juros simples de 1% ao mês, por um período de 12 meses. Desejo ter uma ideia sobre o valor final, incluindo o valor dos juros, para decidir se o retorno será suficiente para cobrir algumas despesas. Como é calculada a fórmula de juros simples, quais variáveis estão envolvidas nessa situação, qual é o valor dos juros e qual será o valor final do investimento?
Desenvolva um código em JavaScript para trazer esse resultado."
Estou aprendendo JavaScript, não tenho o objetivo que o ChatGPT faça os códigos por mim agora, mas é legal comparar a minha lógica com a dele. rs