Disclaimer:
Sei que a proposta do exercício "faça como eu fiz" é a dissecação do Marketing 5.0 da Wellhub, e caso seja obrigatório, eu posso fazer uma análise de Canvas da empresa em questão. Mas gostaria de tomar uma certa liberdade criativa e seguir o conselho do Instrutor Felipe Freire no final da aula e escolher uma empresa que eu tenha certa identificação e conheça melhor o negócio e plataformas, tornando minha análise mais completa e sólida.
1. Tecnologia Aplicada
Uma série de tecnologias focadas na experiência do usuário:
Aplicativo para mobile e PC: que contemplam - além da loja Steam - notícias do mundo dos games, notificações push de ofertas personalizadas de produtos favoritados pelo usuário, comunicação com comunidades (em formato de fórum) e com amigos, possibilidade de receber e presentear amigos com jogos da plataforma, comunicação entre amigos, e criação de tópicos em fóruns e comunidades dentro da plataforma.
Ferramentas de QoL integradas: Todos os produtos adquiridos na loja são facilmente instalados diretamente pela plataforma, sem a necessidade de amplo conhecimento técnico, basta clicar em "instalar. A plataforma disponibiliza gráficos de monitoramento de desempenho dos jogos com uma interface clean que facilita o gerenciamento de tamanho de arquivos e requisitos mínimos e recomendados. Possui um sistema completo de mapeamento de botões de diversos tipos de controle (Steam Input), que permite o usuário a desfrutar da experiência dos jogos com basicamente qualquer hardware que possuir em casa.
Machine Learning: Usado principalmente para a recomendação personalizada de títulos baseada no histórico de compras, lista de desejos, tempo de jogo e navegação pela loja. Também é utilizado em recursos como "Play Next" que funciona como uma prateleira na biblioteca do usuário e usa inteligência artificial para recomendar jogos que o usuário já possui ou os amigos recomendam. O Machine Learning tampém é usado no sistema "Anti-Cheat" da plataforma, que ajuda a combater usuários mal intencionados que buscam trapacear em jogos competitivos.
2. Uso de Dados
A Valve (empresa detentora da Steam) utiliza os dados de usuários primariamente para buscar a melhora do usuário dentro da plataforma.
O tipo de hardware dos usuários é uma das informações mais preciosas, com isso a Steam consegue manter uma atenção especial de desenvolvedoras que precisam desses dados para otimizar seus jogos para a maior quantidade de players possível.
Além de é claro, desenvolver seus próprios games tendo em mente as melhores estratégias para os públicos segmentados de cada gênero, tempo de jogo, temas abordados, creators favoritos dos player, tendências atuais e o que os jogadores estão buscando em experiências, precificação e o melhor momento para anúncios, eventos e promoções na loja.
3. Empatia e Humanização
A Steam revolucionou a indústria dos videogames por prezar por sua comunidade, criando espaços abertos para discussões onde os usuários podem debater sobre seus títulos favoritos, avaliar com precisão os prós e contras de cada título e criar conteúdo que ajudem outros players com dúvidas e dicas.
É parte da política da Steam um sistema facilitado de reembolso, que permite o consumidor recuperar o investimento por qualquer produto comprado na plataforma com poucos cliques.
Uma das funcionalidades que melhor refletem a empatia da Steam com seus usuários é o compartilhamento familiar, onde amigos podem criar juntos um grupo que compartilha jogos entre si, sem a necessidade que todos os amigos comprem jogos separadamente e sim os dividam.
4. Resultado percebido pelo cliente
Todo o cuidado da empresa para com o consumidor traz como resultado um usuário que se vê parte de uma comunidade e não um simples cliente.
- Cuidado e acolhimento: O usuário se vê respeitado e encontra segurança e confiança ao fazer seu investimento. Além de estar em contato com mihões de outros usuários ao redor do mundo.
- Experiência facilitada: A navegação pela plataforma é intuitiva e não requer grandes conhecimentos ou habilidades específicas.