Muito bacana esta aula!!!!
Parabéns, professor!
Ainda não sei como fazer, mas achei que faltou um botão para recarregar a página se a pessoa quiser continuar tentando ou o refresh ser automático.
meu código ficou assim:
<meta charset="UTF-8">
<!--
No mundo HTML
criar campo de entrada de texto com botão:
- campo de entrada de texto (tag input do HTML);
- botão (tag button do HTML).
-->
<input placeholder="digite um númenro"/><br>
<button>Clique para comparar</button>
<script>
function escrever(frase) {
document.write(frase);
}
function pularLinha() {
escrever("<br>");
}
// Jogo de adivinhação
// criar variável "input"
// que recebe a função "document.querySelector()"
// insere no JS a informação do HTML.
// saber o valor que a variável recebeu (input.value).
// criar variável segredo com valor 5
// para comparar com valor do input.
// testar se valores são iguais (if).
// exibir mensage se acertou ou errou (alert).
// criar function para verificar se executou teste (verifica)
// - contém toda a estrutura de repetição
// criar variável button que receberá document.querySelector
// - o parâmetro de document.querySelector é a tag button
// associar verifica ao clique do botão (button.onclick)
// - verifica sem os parênteses.
var segredo = 5;
var input = document.querySelector("input");
function verifica(){
if(input.value == segredo) {
alert("Aeee, acertou!!");
}else {
alert("Vixi, né não!");
}
}
var button = document.querySelector("button");
button.onclick = verifica;
</script>