A respeito da proposta de análise dos e-mails que recebemos, eu recebo muitos e-mails de lojas onde costumo comprar ou tenho interesse nos produtos, além de e-mails com sugestão de conteúdos para assistir em plataformas de streaming. Os e-mails com conteúdos de informação de outros serviços de empresas que tenho algum contato, são a minoria.
Pensando nisso, atualmente estou desenvolvendo um projeto de automação de marketing na empresa onde trabalho, com o intuito de nutrir e direcionar nossos clientes de uma plataforma de marketplace para o nosso próprio site de e-commerce.
Nossos produtos são relacionados a peças de motos e muitos dos nossos clientes tem muito interesse por este tipo de produto. Criei alguns conteúdos onde foquei em demonstrar a segurança e competência que nossa empresa têm atendendo os clientes através do site, tal qual atendemos através do marketplace. Chamei este tipo de conteúdo como primeiro contato com os clientes onde termino este fluxo oferecendo o cupom de desconto para que o cliente possa fazer a sua primeira compra através do nosso site.
Se o cliente clicar para usar o cupom de desconto ao final de deste funil de conteúdos, ele é direcionado à uma outra sequência de conteúdos onde o intuito é manter o cliente informando a respeito deste universo do motociclismo e relacionando com produtos que temos em nossa loja.
Em um primeiro momento, com um número relativamente pequeno de lead, a campanha não me pareceu muito efetiva. Fiz algumas mudanças de título dos e-mails para testar com uma nova quantidade de leads que adquirimos nas últimas semanas e atestar se a estratégia utilizada na comunicação está de fato errada.