Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] - Calculando a gorjeta em um restaurante | Parte 002 / 004

Enquanto eu estava escrevedo o codigo do projeto, tive a ideia de criar um recibo na tela, para deixar a experiencia mais real.

então fui pesquisar como eu poderia usar a data e a hora que a pessoa estava executando o programa, foi ai que descobri que existe o datetime.

uso ele no inicio de tudo do projeto.

# Importa a classe datetime
from datetime import datetime

# ================================================================================= #
# DATETIME                                                                          #
# ================================================================================= #
# Obter dia e horario                                                               #
# Obtém data e hora atuais
agora = datetime.now() 

# Formata a data (dia/mês/ano)
data_formatada = agora.strftime("%d/%m/%Y")  

# Formata a hora (hora:minuto:segundo)
hora_formatada = agora.strftime("%H:%M:%S") 
2 respostas
solução!

Olá, Estudante!

Essa sacada do recibo foi genial!

Além de resolver o problema lógico da gorjeta, você se preocupou com a experiência do usuário (UX). Buscar ferramentas fora do escopo inicial (como a biblioteca datetime) para enriquecer o projeto é uma atitude excelente de desenvolvedor.

O seu uso do .strftime("%d/%m/%Y") está perfeito para adaptar o formato americano padrão do Python para o nosso padrão brasileiro.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade

Muito obrigado!