Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] - Calculando a gorjeta em um restaurante | Parte 001 / 004

Boa tarde, compartilhando conforme orientação do curso.

A proposta do projeto é bem simples, receber o valor da conta, receber o valor da gorjeta e apresentar o total apagar.

Porem para tentar vencer uma dificuldade que estou enfrentando em Python, tomei a decisão de fazer uma decomposição:

em resumo cada ação eu tenho uma função básica, de forma que eu consiga dar clareza no tratamento dos dados, exemplo:

1º Input do valor da conta - > Função para tratar o valor | Dentro da função fui resolvendo problemas menores com uso do While true, try e if;
2º input do valor da gorjeta - > Função para tratar o percentual | Dentro da função fui resolvendo problemas menores com uso do While true, try e if;

Até aqui percebi que estava escrevendo funções complexas o que estava dificultando muito meu aprendizado, tanto que já comentei em exercícios anteriores que no VBA eu vou escrevendo de cima para baixo e no python é meio que de baixo para cima, eu confesso que não sei se muita gente passa por isso, mas em alguns momentos cheguei a pensar que python não era pra mim.

foi ai que percebi que esse código que escrevi me deu uma boa ideia de um "chassi", ou seja, um forma padrão de codar, claro eu ainda não consigo escrever tudo de memoria, precisei consultar exercícios anteriores, mas criei um método mais fácil de interagir com a linguem.

Basicamente eu trabalho com:

Entrada -> Processamento -> Saída

Entrada...............: Seria a interação com o usuário, ou seja, a origem do dado que vou receber para trabalhar.
Processamento.: Seria o momento em que após receber os dados eu vou ligar os motores de cálculos do programa.
Saída...................: Seria apresentar os resultados.

Dessa forma eu consigo fazer o link com a função que fica no topo da tela.

Pode parecer ridículo ou até mesmo exagerado o que estou escrevendo, mas senti que aprendi mais fazendo isso e deu mais sentido pra mim.

Estou compartilhando isso, pois se alguém estiver com a mesma dificuldade que eu, acho que esse racional pode contribuir de alguma maneira.

obs.: O Código está com bastante linha mas aproveitei o momento para trabalhar as ideias que tive com o conteúdo do curso e tomar alguns cuidados extras.

como eu tenho o limite de 5000 caracteres, divide meu poste em 4 partes:

Partes:

001 - Explicando a Logica
002 - Uso do datetime
003 - Funções do programa
004 - Menu do programa

Controle:

[Projeto] - Calculando a gorjeta em um restaurante | Parte 001 / 004

[Projeto] - Calculando a gorjeta em um restaurante | Parte 002 / 004

[Projeto] - Calculando a gorjeta em um restaurante | Parte 003 / 004

[Projeto] - Calculando a gorjeta em um restaurante | Parte 004 / 004

Projeto

Calculando a gorjeta em um restaurante

João trabalha como garçom em um restaurante e precisa calcular a gorjeta que os clientes deixam ao pagar a conta. O restaurante sugere uma gorjeta de 10%, mas alguns clientes podem escolher dar mais ou menos.
Para agilizar o processo, João quer um programa que receba o valor total da conta e a porcentagem de gorjeta desejada e exiba o valor final que o cliente deverá pagar.
Crie um programa que peça ao usuário o valor da conta e a porcentagem de gorjeta. O programa deve calcular e exibir o valor da gorjeta e o total a ser pago.

2 respostas
solução!

Olá, Estudante! Tudo bem?

Que relato sensacional!

Quero começar dizendo que o seu racional não tem nada de "ridículo". Pelo contrário, você acabou de aplicar intuitivamente dois dos conceitos mais importantes da Engenharia de Software e da Ciência da Computação:

A transição de mentalidade de linguagens como VBA para Python exige mesmo essa adaptação. No VBA, muitas vezes criamos scripts longos e lineares (top-down), enquanto no Python a modularização com funções é muito incentivada para manter o código limpo e reutilizável.

Você "hackeou" a sua própria dificuldade criando um método, e isso é o suprassumo do aprendizado!

Muito obrigado por compartilhar essa visão. Tenho certeza de que esse seu relato vai "destravar" a mente de muitos colegas que sentem a mesma dificuldade, mas não sabiam como organizar as ideias.

Estou aguardando as próximas partes para ver essa implementação na prática!

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade

Victor, muito obrigado mesmo pelo seu feedback, me sinto feliz e ler suas palavras!