Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] CAFETERIA- FAÇA SEU PEDIDO SE CADASTRADO - 10% DE DESC

Pedi ao Claude para me ajudar a criar uma interface simulando um pedido de cafeteria. Inspirei-me em uma que visitei recentemente, onde eu fiz o pedido no tablet. Usei o algoritmo com desconto de 10%, e um ponto relevante foi o desconto ter funcionado.As cores combinam com o tema de café, há espaço para cadastro, indicação do número da mesa e opção para cadastrar quem ainda não possui registro.

https://cafeteriasimuladordes10.netlify.app/ -
CLICA PRA FAZER SEU PEDIDO

PSEUDOCODIGO MAIS FIEL A MINHA INTERFACE:

INÍCIO

cadastro ← FALSO
total ← 0
carrinho ← vazio

EXIBIR:
"1 - Tenho cadastro"
"2 - Não tenho cadastro"

LER opcao

SE opcao = 1 ENTÃO
    PEDIR código

SE código_válido ENTÃO
        cadastro ← VERDADEIRO
    SENÃO
        EXIBIR "Código inválido"
        cadastro ← FALSO
    FIMSE
SENÃO
    cadastro ← FALSO
FIMSE

EXIBIR "CARDÁPIO"

ENQUANTO cliente desejar comprar FAÇA
MOSTRAR produtos
LER item
ADICIONAR item ao carrinho
total ← total + preço_item

FIMENQUANTO

SE cadastro = VERDADEIRO ENTÃO
desconto ← total × 0,10
total_final ← total − desconto

SENÃO
desconto ← 0
total_final ← total

FIMSE

EXIBIR "Itens do carrinho:"
EXIBIR carrinho

EXIBIR "Subtotal: R$ ", total

SE cadastro = VERDADEIRO ENTÃO
EXIBIR "Desconto: R$ ", desconto
FIMSE

EXIBIR "Valor final: R$ ", total_final

EXIBIR "Pedido confirmado"

FIM

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

https://cafeteriasimuladordes10.netlify.app/

2 respostas
solução!

Olá, Lavinia. Como vai?

Parabéns pelo projeto! Ficou sensacional a forma como você uniu os conceitos teóricos de pensamento computacional com uma aplicação prática e visualmente muito agradável. Utilizar o Claude para auxiliar na construção da interface e hospedar o resultado no Netlify demonstra uma ótima proatividade e domínio de ferramentas modernas de desenvolvimento.

Sua interface está muito harmônica. As cores terrosas realmente remetem à experiência de uma cafeteria, e a disposição dos elementos (como o cardápio e o carrinho lateral) está bem intuitiva, seguindo boas práticas de UX (User Experience).

Analisando o seu pseudocódigo e as imagens, gostaria de destacar alguns pontos excelentes e dar uma sugestão técnica:

• Lógica de Condicionais: O uso da variável booleana cadastro para controlar a aplicação do desconto é o coração do pensamento computacional aplicado. Você definiu uma regra de negócio clara: "Se o estado da variável for verdadeiro, execute o cálculo de redução; caso contrário, mantenha o valor original".
  • Abstração e Decomposição: Ao separar o processo em "Identificação", "Seleção de Itens" e "Fechamento", você aplicou a decomposição, transformando o ato complexo de gerir um restaurante em etapas lógicas menores.

Uma pequena observação técnica no Pseudocódigo:
Notei que no seu texto o bloco ENQUANTO termina um pouco antes da aplicação do desconto. Em uma linguagem de programação real, é importante garantir que o cálculo do total_final aconteça apenas uma vez, logo após o cliente decidir que não quer mais adicionar itens, exatamente como você estruturou logicamente.

Sugestão de "Próximo Passo":
Para deixar o simulador ainda mais robusto, você poderia implementar uma validação no pseudocódigo para o "Código de Fidelidade". Por exemplo:

SE opcao = 1 ENTÃO
    PEDIR código
    SE código_válido ENTÃO
        cadastro ← VERDADEIRO
    SENÃO
        EXIBIR "Código inválido"
        cadastro ← FALSO
    FIMSE
FIMSE

Isso adicionaria uma camada extra de segurança e lógica ao seu algoritmo! Continue explorando essas integrações entre lógica e interface, o resultado ficou muito profissional.

Espero que possa ter lhe ajudado!

Oi Evandro, ainda bem que vc me lembrou, o algortimo ia ficar meio indefinido kkk
obrigada, corrigido lá!