1
resposta

[Projeto] Cadeia de Pensamento - Gemini

MEU PROMPT (Fiz ajustes por 3x no prompt para o modelo trazer uma resposta mas similar ao exemplo, ainda assim percebi que a tarefa foi cumprida porém não seguiu o modelo de resposta esperado.)

Pergunta: O Rogério tem 5 bolas de tênis. Ele compra mais 2 caixas de bolas, cada uma com 3 bolas. Quantas bolas de tênis ele tem agora?

Resposta: O Rogério inicialmente tinha 5 bolas de tênis. Se cada caixa tem 3 bolas e ele comprou 2 caixas, isso significa que ele comprou mais 6 bolas. Ou seja, no total agora ele tem 5+ 6, que resulta em 11 bolas de tênis.

Pergunta: Na minha empresa tenho uma base com 216 clientes ativos. 52 contratos estão inadimplentes, a metade deles possuem mais de 90 dias de atraso e estão na lista de Distrato. No dia 10 de outubro 3 contratos foram distratados por inadimplência critica e 5 quitaram as suas dívidas. 
Quantos clientes ativos a minha empresa possui e agora?

Resposta: 

GEMINI

Resposta: A empresa tinha inicialmente 216 clientes ativos.

1. No dia 10 de outubro, 3 contratos foram "distratados" (deixaram de ser clientes ativos).
  2. No mesmo dia, 5 clientes que estavam inadimplentes quitaram suas dívidas, mas eles já estavam inclusos na base de 216 clientes ativos. Quitar a dívida não aumenta o número de clientes, apenas muda o status deles (de inadimplente para adimplente).

O único evento que altera o número total de clientes ativos é a saída (distrato).

Cálculo:
216- 3 = 213 clientes ativos agora

As outras informações (52 inadimplentes, metade com mais de 90 dias, e os 5 que quitaram) são detalhes da qualidade da base, mas não alteram o tamanho total da base, exceto os 3 que foram distratados.

A empresa possui agora 213 clientes ativos.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Olá, Carla!

Parabéns por compartilhar seu projeto e pela dedicação em refinar o prompt!

Sua observação sobre o resultado é excelente. É um ótimo exemplo de como as IAs, mesmo compreendendo a lógica da "cadeia de pensamento" para chegar à resposta correta, nem sempre replicam o formato exato que esperamos.

Essa prática de testar e ajustar é a essência da engenharia de prompt. Continue com os ótimos experimentos!

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade