Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] BotTelegram

OPA, tudo bem?

Então, eu gostaria de criar uma ferramenta onde eu criaria um bot no Telegram, que mandaria mensagens automáticas em grupo para mim e se possível eu conseguisse configurar um horário para ele mandar as mensagens, que iria agir juntamente com algum tipo de API que forneceria links de diversos produtos aleatórios de um site, e também se possível as imagens desses produtos.

Estou aprendendo Java(caso houver uma linguagem especifica que seja melhor para esse tipo de ferramenta poderia me recomendar pfv?)

Quais estudos eu deveria realizar para desenvolver esse bot e esse sistema de API ?

2 respostas
solução!

Oi Vinicius, tudo bem?

Que legal que você está interessado em criar um bot para o Telegram! Vou tentar te ajudar com algumas orientações para o seu projeto.

1. Linguagem de Programação: Como você está aprendendo Java, saiba que é possível criar bots para o Telegram com essa linguagem. No entanto, muitas pessoas usam Python para esse tipo de projeto, pois a linguagem tem várias bibliotecas que facilitam a criação e automação de bots, como a python-telegram-bot.

2. Bibliotecas e Ferramentas:

• Se optar por Python, dê uma olhada na biblioteca python-telegram-bot, que é bastante popular e bem documentada.
    • Para Java, você pode usar a biblioteca TelegramBots, que também é uma boa opção.
  3. Agendamento de Mensagens:

• Em Python, você pode usar a biblioteca schedule para agendar tarefas.
    • Em Java, você pode usar o ScheduledExecutorService para agendar suas mensagens.
  4. Interação com APIs:

• Você precisará aprender a fazer requisições HTTP para interagir com APIs. Em Java, você pode usar bibliotecas como HttpURLConnection ou OkHttp.
    • Em Python, a biblioteca requests é bastante utilizada para esse tipo de tarefa.
  5. Estudos Recomendados:

• APIs e HTTP: Entender como funcionam as APIs REST e como fazer requisições HTTP.
    • Bots no Telegram: Explore a documentação oficial do Telegram para bots, que explica como configurar e interagir com eles.
    • Bibliotecas específicas: Se decidir por Python, estude a python-telegram-bot e requests. Se for Java, explore TelegramBots e OkHttp.
  6. Exemplo Prático:

• Um exemplo simples em Python para enviar uma mensagem seria:
      from telegram import Bot

bot = Bot(token='SEU_TOKEN_AQUI')
      bot.send_message(chat_id='ID_DO_CHAT', text='Olá, grupo!')

Como recomendação de material da Alura, tem a formação Anthropic e Python: desenvolva assistentes e chatbots personalizados que está no seu pré-lançamento, o que significa que não tem todos os materiais ainda, mas serão lançados com o tempo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Muito obrigado, vc recomenda qual linguagem que eu vou conseguir desenvolver mais rápido esse bot? (estou precisando bastante mesmo)
Comecei a estudar java ja tem umas 3 semanas, so que falam que o Java ele é muito util pq roda em qualquer(por causa da JVM) so que, tipo, eu vejo projetos para o mercado hj que muita pouca gente usa java, nao sei se é só impressão, eu ainda to na parte de Orientação com Objetos no Java devo continuar nessa linguagem?
Ou meio q a linguagem nao importa? É pq falam tanto de python que parece q ela é uma línguagem revolucionária.

Eu pergunto assim pq, msm vendo na aula de lógica que eu posso escolher qual linguagem seguir, parece que algumas possuem limitações ou são mais complicadas para construir um código ou automação.

Como estou seguindo o tech guide da alura, acho que consigo aprender um pouco de pythonsim devido a OO.