Eu já tinha tido experiência com programação orientada a objetos programando jogos, mas o conceito de classes ainda era meio abstrato pra mim. Com esse exercício, criando classes e instanciando objetos, ficou tudo mais claro. Vou colar só os dois últimos aqui
- Crie uma classe Carro com atributos modelo, ano, cor e métodos para exibir a ficha técnica e calcular a idade do carro.
public class Carro{
String modelo;
int anoCarro;
String corCarro;
int idadeCarro;
void calculaIdadeCarro()
{
idadeCarro = 2025 - anoCarro;
}
void exibeFichaTecnica()
{
System.out.println("Modelo: " + modelo);
System.out.println("Ano: " + anoCarro);
System.out.println("Cor: " + corCarro);
System.out.println("Idade: " + idadeCarro);
}
}
public class Principal {
public static void main(String[] args) {
Carro carro1 = new Carro();
carro1.anoCarro = 1985;
carro1.corCarro = "branco";
carro1.modelo = "BMW";
carro1.calculaIdadeCarro();
carro1.exibeFichaTecnica();
}
}
- Crie uma classe Aluno com atributos nome, idade, e um método para exibir informações. Crie uma instância da classe Aluno, atribua valores aos seus atributos e utilize o método para exibir as informações.
public class Aluno {
String nome;
int idade;
void exibeInformacoes()
{
System.out.println("Nome: " + nome);
System.out.println("Idade: " + idade);
}
}
public class Principal {
public static void main(String[] args) {
Aluno aluno1 = new Aluno();
aluno1.nome = "Diogo";
aluno1.idade = 29;
aluno1.exibeInformacoes();
}
}