1
resposta

[Projeto] Bom exercício de POO

Eu já tinha tido experiência com programação orientada a objetos programando jogos, mas o conceito de classes ainda era meio abstrato pra mim. Com esse exercício, criando classes e instanciando objetos, ficou tudo mais claro. Vou colar só os dois últimos aqui

  1. Crie uma classe Carro com atributos modelo, ano, cor e métodos para exibir a ficha técnica e calcular a idade do carro.
public class Carro{
    String modelo;
    int anoCarro;
    String corCarro;
    int idadeCarro;

    void calculaIdadeCarro()
    {
        idadeCarro = 2025 - anoCarro;
    }

    void exibeFichaTecnica()
    {
        System.out.println("Modelo: " + modelo);
        System.out.println("Ano: " + anoCarro);
        System.out.println("Cor: " + corCarro);
        System.out.println("Idade: " + idadeCarro);

    }
}
public class Principal {
    public static void main(String[] args) {

        Carro carro1 = new Carro();
        carro1.anoCarro = 1985;
        carro1.corCarro = "branco";
        carro1.modelo = "BMW";

        carro1.calculaIdadeCarro();
        carro1.exibeFichaTecnica();
        }
}
  1. Crie uma classe Aluno com atributos nome, idade, e um método para exibir informações. Crie uma instância da classe Aluno, atribua valores aos seus atributos e utilize o método para exibir as informações.
public class Aluno {

    String nome;
    int idade;

    void exibeInformacoes()
    {
        System.out.println("Nome: " + nome);
        System.out.println("Idade: " + idade);
    }
}
public class Principal {
    public static void main(String[] args) {

        Aluno aluno1 = new Aluno();
        aluno1.nome = "Diogo";
        aluno1.idade = 29;

        aluno1.exibeInformacoes();
     }
}
1 resposta

Oi, Diogo! Como vai?

Agradeço por compartilhar seu código com a comunidade Alura.

Ficou muito bom ver como você estruturou as classes Carro e Aluno. A clareza na separação dos atributos e métodos mostra que você compreendeu bem os pilares da orientação a objetos.

Uma dica interessante para o futuro é usar o método toString() para personalizar a exibição de objetos diretamente com System.out.println(objeto);.
Veja este exemplo:


public class Aluno {
    String nome;
    int idade;

    public String toString() {
        return "Nome: " + nome + ", Idade: " + idade;
    }
}

public class Principal {
    public static void main(String[] args) {
        Aluno aluno1 = new Aluno();
        aluno1.nome = "Diogo";
        aluno1.idade = 29;
        System.out.println(aluno1);
    }
}

Esse código mostra os dados do objeto de forma mais direta, sem precisar criar um método só para exibir.

Alura

Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!