Olá pessoal!
Vai mais um assunto que estudei em um trabalho sobre banco de dados.
Sistemas de informação Geográfico são sistemas automatizados usados para armazenar, analisar e manipular dados geográficos ou conjunto de ferramentas e algoritmos para manipulação de dados geográficos tal como produção de mapas.
Principais Características
Diferente de um banco de dados comum, a versão geográfica oferece suporte a:Tipos de Dados Espaciais: Armazena geometrias como pontos (ex: um hidrante), linhas (ex: uma estrada) e polígonos (ex: o limite de um bairro).Relacionamentos Espaciais: Permite realizar consultas complexas baseadas em localização, como "quais farmácias estão a 500 metros deste hospital?" ou "este terreno está dentro de uma área de preservação?".Organização em Camadas: Os dados são geralmente organizados em layers (camadas) que podem ser sobrepostas para análise visual e lógica.
Aplicações de BDGs
Socio-econômicas
Sistemas de informação sobre terra;
Servem de apoio na delimitação de propriedades, servindo também de base para cálculo de impostos;
Sistemas para serviços de utilidade pública;
São largamente utilizadas para armazenar dados sobre redes de fornecedores de serviços como sistema telefônico ou elétrico;
Sistemas de censo;
Projetos urbanos de governos;
Utilizado na elaboração de projetos urbanos, levando em consideração fatores geográficos e demográficos, permitindo atingir a maior população possível com os efeitos positivos do projeto e a menor população possível com os efeitos colaterais do projeto;
Base de apoio na tomada de decisões;
SIGS
- GRASS GIS: Planejamento Ambiental.
- QUANTUM: Planejamento voltado, plataforma LINUX .
- CASE GEO: Modelagem UML.
- SAGA GIS: Analise Automatizada.
SGBDS ESPACIAIS
- POSTGIS: Extensão POSTGRESQL.
- SPATIAL: Estende o modelo Objeto Relacional do ORACLE.