1
resposta

[Projeto] Banco de Dados de Hogwarts

Estou fazendo um projeto de banco de dados com a temática de Harry Potter, e gostaria de algumas orientações já que alguns conceitos estou tendo contato agora. Meu Mini-mundo ficou da seguinte forma:

Hogwarts é uma escola de magia e bruxaria que aceita alunos que tenham pelo menos um membro da família que tenha sido bruxo, mesmo parente distante ou que a criança tenha nascido com manipulação de magia adormecida dentro de si. A instituição quer criar um sistema para facilitar a administração dos professores e alunos. Para isso o sistema deve conter aluno, professor e casa. Onde Aluno tenha: nome, nascimento, casa, tipo de varinha, animal, disciplinas, quais membros da família tem a manipulação da magia, horário das aulas, ano escolar e pontos que esse aluno fez sua casa ganhar e perder. Professor deve conter: nome, disciplina que leciona, horário e se é chefe de alguma Casa. E em Casa deve conter: nome, quantidade de alunos, quantas Taças da Casa já ganhou e com quantos pontos a casa possui nesse ano letivo.

Minha dúvida é se esse é o Mini-mundo e se já está incluso a abstração aí.

1 resposta

Oi, Luiz! Tudo bem com você?

Que ideia legal! Tenho certeza que este projeto tornará os seus estudos sobre modelagem de banco de dados mais proveitoso e divertido. :)

A partir do texto que você criou, foi desenvolvido o mini-mundo do seu projeto. A abstração, por sua vez, acontece quando simplificamos e transformamos este mini-mundo — que representa um recorte do mundo real (ou mágico, neste caso, hahaha) — em um modelo de dados, isto é: quando criamos as entidades, atributos e relacionamentos que envolvem os Alunos, os Professores e as Casas.

Nesse sentido, Luiz, continue acompanhando as aulas e observando como o processo de abstração evolui ao longo do tempo. Depois, aplique os passos feitos ao cenário de Hogwarts!

Fiquei super animada com a sua proposta, Luiz! Estarei por aqui caso surjam novas dúvidas.

Abração.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!