1
resposta

[Projeto] Backend e Frontend

Sei o Basico de Frontend e por isso me vem uma dúvida, no desenvolvimento de um projeto como esse do curso, se eu for desenvolver a parte front e back. Como eu faria em questão de organização, desenvolveria o front desse jeito que está no projeto e depois eu iria fazer toda a parte do back que nem o instrutor esta fazendo. Ou eu poderia ir criando o front em cima do django e cortando varios partes que eu iria ter que refazer depois no backend. Essa dúvida surge pelo fato tanto do DRY como na parte de Arquivos estaticos. Tenho noção que esse é um projeto basico e por isso não necessita tanta mão de obra tanto no back como no front e por isso eu poderia fazer os dois juntos. Enfim, minha dúvida seria se em um projeto não tão avançado eu poderia fazer o front em cima do django e evitar ficar refazendo varios codigos da parte backend. Qual seria a boa pratica no fim das contas

1 resposta

Oi, José Guilherme, tudo certo?

À medida que você for amadurecendo em seu desenvolvimento no Django (e arrisco dizer em quaisquer outras tecnologias) você irá acelerar estas decisões para ganhar produtividade. Por exemplo, se sacar que determinada parte será reutilizada em várias páginas já vai criá-la como partial sem precisar fazer o front e depois extraí-la. Por outro lado, se não tiver ainda amplo domínio sobre determinado conceito, padrão ou técnica, vale a pena desacelerar e codar de um jeito mais didático do que produtivo para que você reforce seu entendimento.

Então a resposta sobre boas práticas é o famoso "depende": do seu objetivo (aprender ou acelerar?) e do seu nível de conhecimento no que estiver aplicando.

Espero que tenha ajudado. Abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software