1
resposta

[Projeto] Avaliando o meu processo de aprendizado segundo o método 70-20-10

Escrevi o seguinte texto no prompt do chat GPT:
"Avalie o meu processo de aprendizagem em ciência de dados de acordo com o método 70-20-10 com base na seguinte explicação:

• 70% do aprendizado deve ocorrer por meio da experiência prática no trabalho. Isso significa que a maior parte do desenvolvimento profissional deve vir das tarefas e projetos diários. Ao enfrentar desafios e assumir responsabilidades, as pessoas têm a oportunidade de aprender com suas próprias experiências.
  • 20% do aprendizado deve ocorrer por meio da interação com outras pessoas. Isso pode incluir a colaboração com colegas de trabalho, feedback de supervisores e mentoria. Através dessas interações, as pessoas podem obter orientação, compartilhar conhecimento e aprender com a experiência dos outros.
  • 10% do aprendizado, por sua vez, deve ocorrer por meio de atividades formais de desenvolvimento, como treinamentos, cursos, workshops e leituras. Essas oportunidades de aprendizado estruturado podem fornecer novos conhecimentos, habilidades e insights que complementam a aprendizagem prática e social."

A RESPOSTA DO CHAT GPT FOI:

70% — Aprendizado pela prática

Esse é o coração do método, e é aqui que você mais pode crescer:

• Você já está estudando Python, R, SQL, estatística e Excel, que são ferramentas centrais.
  • Mas, para que essa parte seja realmente 70%, o ideal é transformar esse conhecimento em projetos práticos aplicados. Exemplos:
    • Criar dashboards (Power BI, Tableau ou Streamlit).
    • Trabalhar com datasets reais (Kaggle, dados do IBGE, dados públicos de saúde, etc.).
    • Simular cases de empresa: relatórios de vendas, análise de churn, previsão de demanda.
  • Quanto mais você aplicar seu conhecimento em problemas do mundo real (inclusive pessoais ou de pesquisa, como sua ideia sobre fibromialgia), mais consistente será sua base prática.
    Avaliação: Você está forte na preparação técnica, mas ainda precisa consolidar projetos práticos contínuos para que esse 70% seja de fato dominante.

20% — Aprendizado social

• Você ainda não comentou sobre mentoria, grupos de estudo ou networking, mas essa parte é essencial para acelerar sua curva de aprendizado.
  • Caminhos para reforçar essa dimensão:
    • Participar de comunidades no Discord, Slack, LinkedIn ou fóruns de Data Science.
    • Buscar um mentor (professor, profissional da área, colega mais avançado).
    • Compartilhar projetos no GitHub/LinkedIn e receber feedback.
    • Participar de hackathons ou grupos de estudos de Python/SQL.
      Avaliação: Esse aspecto pode estar subutilizado no seu processo. Se você incluir mais colaboração e feedback, vai destravar insights que sozinho levaria muito mais tempo para alcançar.

10% — Aprendizado formal

• Aqui você já está muito alinhada: faz cursos, acompanha conteúdos estruturados e busca planos de estudo.
  • O risco seria ficar presa demais nessa parte e não transformar teoria em prática.
  • Sugestão: defina metas de conclusão aplicadas (ex.: terminar um curso de estatística → aplicar em um dataset real no Kaggle).
    Avaliação: Você está no caminho certo, mas precisa dosar para que isso seja suporte, e não o foco central.

Resumo do seu equilíbrio atual (estimativa)

• Formal (10%) → você já está forte, provavelmente hoje representa 30-40% do seu processo.
  • Social (20%) → provavelmente abaixo do ideal, talvez 5-10% apenas.
  • Prática (70%) → presente, mas ainda não consolidada em projetos aplicados, então pode estar em torno de 40-50%.

Recomendações para equilibrar melhor:

1. Projetos práticos regulares (70%) → transforme cada aprendizado em um projeto (mesmo pequeno).
  2. Aumentar a interação (20%) → entre em grupos de estudo, poste seus avanços, busque feedback.
  3. Reduzir a dependência do formal (10%) → continue os cursos, mas sempre aplicando logo em seguida.

MINHA OPINIÃO:
Achei bem coerente a resposta do chat GPT, realmente preciso investir mais em projetos práticos, mas por enquanto estou aprendendo a teoria pra poder aplicar.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Olá Laise.
Obrigado por compartilhar seu prompt e sua opinião sobre o assunto.
Minha dica para ter um aprendizado sólido é muita pratica.
Minha recomendação é desenvolver projetos a medida que vai estudando...
Uma comparação simples é quem estuda ingles (gramatica e leitura) mas não pratica a fala e conversação de fato.
As vezes com 10 anos de estudos tem dificuldade em se expressar no idioma diferente de outros que nem saber escrever em ingles mas se comunicam muito bem(para não dizer fluentes) pois praticaram a fala desde o inicio.
Está é uma sugestão importante: mais do que assistir videos e ler documentação eartigos o que vai te fazer aprender mesmo é a mão na massa e muita pratica.
Não tenha medo de errar. Isto é parte fundamental no processo de aprendizado.
Bons estudos.
Até...