Eu começaria dividindo esse processo em partes menores, separando as etapas de coletar a disponibilidade dos candidatos, enviar os convites, receber as confirmações e montar a agenda final, porque isso revela onde o tempo está sendo perdido.
Dá para reconhecer padrão sim, porque toda entrevista segue a mesma sequência, contato com o candidato, resposta dele, confirmação do horário e reserva na agenda, então dá para criar uma solução que sirva para todos os casos sem precisar reinventar a roda.
Na abstração, eu trataria esse conjunto de etapas como um processo único e usaria uma ferramenta de agendamento automático com envio de e-mails e link para escolha de horário integrado ao calendário, escondendo a complexidade técnica e deixando só o essencial visível.
Para o algoritmo, eu faria algo direto, receber a lista de candidatos, enviar e-mail com link de agendamento, confirmar o horário escolhido, atualizar a agenda da equipe e enviar um lembrete automático antes da entrevista, tudo nessa ordem.
Estou preparando a resposta. Algoritmos podem ser descritos de diversas formas, dependendo da complexidade.
**Algoritmo para Automação do Processo de Entrevistas no RH**
1. Receber a lista de candidatos aprovados na triagem curricular
1.1. Extrair os dados de contato de cada candidato, especialmente e-mail e telefone
1.2. Registrar o cargo pretendido e a etapa do processo seletivo
1.3. Inserir cada registro em uma fila de processamento individualizada
2. Enviar e-mail automático com link de agendamento para cada candidato
2.1. Disparar mensagem padronizada contendo nome do candidato e link para escolha de horário
2.2. Disponibilizar na interface os horários disponíveis com base na agenda da equipe de RH
2.3. Aguardar a resposta do candidato com confirmação ou solicitação de alteração
3. Processar a resposta recebida e confirmar o horário selecionado
3.1. Se o horário escolhido estiver disponível no calendário da equipe
3.1.1. Reservar o horário automaticamente no calendário compartilhado
3.1.2. Enviar confirmação ao candidato com data, horário e link da entrevista
3.1.3. Notificar o entrevistador responsável sobre o agendamento
3.1.4. Marcar o candidato como agendado na base de dados
3.2. Se o horário escolhido não estiver mais disponível
3.2.1. Notificar o candidato sobre a indisponibilidade
3.2.2. Reapresentar as opções de horário ainda livres
3.2.3. Repetir o ciclo até que a confirmação seja bem-sucedida
4. Atualizar a agenda geral da equipe de RH com todos os compromissos confirmados
4.1. Consolidar todos os horários reservados em uma visualização única
4.2. Identificar conflitos de agenda, sobreposições ou duplicidades
4.3. Gerar um relatório semanal com o panorama das entrevistas programadas
5. Enviar lembretes automáticos antes da data agendada
5.1. Disparar um lembrete ao candidato vinte e quatro horas antes da entrevista
5.2. Disparar um lembrete ao entrevistador com o perfil do candidato e currículo anexado
5.3. Registrar o status de cada ação (enviado, lido, confirmado) para auditoria