Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Projeto] Autoconhecimento

O que você espera fazer daqui 5 anos?

Daqui a cinco anos, me imagino estudando na faculdade e já trabalhando no mercado. Meu objetivo é unir a Administração e a Psicologia Jurídica, trabalhando com planejamento, gestão de pessoas e mediação de conflitos. Quero usar o entendimento do comportamento humano para melhorar o ambiente de trabalho em empresas ou atuar em projetos dentro da área jurídica.

O que você está fazendo agora para realizar esses objetivos?

Atualmente, estou focada em construir uma base sólida através de cursos de qualificação. Já concluí formações em Gestão de RH, Assistente Administrativo e Empreendedorismo Digital. Uso esses estudos para entender desde a rotina de escritório até a gestão de pessoas, e continuo buscando novos cursos para chegar mais preparada na faculdade e no mercado.

Qual é a sua principal força?

Minha maior força é a minha visão de futuro e o meu propósito. Sou muito motivada pelo desejo de alcançar estabilidade financeira, ajudar minha família e dar orgulho para as pessoas que sempre me apoiaram. Esse carinho e essa vontade de crescer funcionam como um combustível que me faz seguir em frente.

Qual é a sua principal fraqueza?

Minha principal fraqueza é que, às vezes, acabo me desmotivando diante de incertezas ou quando fico sobrecarregada. Para lidar com isso, estou aprendendo a organizar melhor minhas tarefas e a focar em pequenas metas diárias, garantindo que o desânimo passageiro não me tire do caminho certo.

1 resposta

Olá, Jamilly. Como vai?

O seu mapeamento de autoconhecimento ficou incrível! É inspirador ver uma profissional com uma visão de futuro tão nítida e com objetivos tão bem desenhados. A intersecção entre a Administração e a Psicologia Jurídica é uma área fascinante e com um mercado crescente, pois a mediação de conflitos e a gestão estratégica de pessoas baseada no comportamento humano são diferenciais competitivos valiosos para qualquer organização.

Você já está no caminho certo ao construir essa base sólida com cursos de qualificação. Essa proatividade demonstra que você possui uma forte inclinação para o aprendizado contínuo.

Para agregar ainda mais valor à sua reflexão, especialmente sobre como gerenciar a sua fraqueza (a desmotivação diante de incertezas ou sobrecarga), o uso de ferramentas de planejamento pessoal pode ser um grande aliado. Como você mencionou que está focando em pequenas metas diárias, existe um conceito muito utilizado na psicologia do desenvolvimento e na gestão chamado Matriz de Eisenhower. Ela ajuda a priorizar tarefas dividindo-as entre o que é urgente e o que é importante.

Ao utilizar essa matriz no seu dia a dia de estudos e trabalho, você consegue:

• Reduzir a sobrecarga: Visualizar claramente o que precisa ser feito agora e o que pode ser agendado ou delegado, diminuindo a ansiedade que gera a desmotivação.
  • Manter o foco no propósito: Garantir que as tarefas que alimentam o seu sonho de 5 anos (atividades importantes, mas não urgentes, como os seus cursos atuais) não sejam engolidas pelas correrias do cotidiano.

A sua principal força — o propósito de apoiar sua família e alcançar a estabilidade — é o melhor combustível que você poderia ter. Quando as incertezas aparecerem, olhar para esse plano que você acabou de escrever servirá como um lembrete poderoso do porquê cada pequena meta diária importa.

Parabéns pela maturidade e pelo excelente post no fórum! Você tem um futuro brilhante pela frente.

Espero que possa ter lhe ajudado!