1
resposta

[Projeto] Autoavaliação - Mapeamento de Tendências

1ª habilidade: empatia

Sua resposta: Já que estou na faculdade, posso retratar uma situação que ocorreu em um dos trabalhos em grupo. Estava planejando os tópicos de um trabalho e, não sei se foi falta do senso de urgência do time, mas todos me enviaram as pesquisas pouco tempo antes da entrega (eu ia unir todas as pesquisas e desenrolar os textos intermediários). Além disso, eles me entregaram algo nada a ver. Por esse motivo, eu dei um esporro neles (pelo whats). Entendo que foram injustos comigo, mas talvez eu tenha falhado na hora de mediar as tarefas (ps: não foi falta de cobrança). Acredito que, se eu tivesse tido mais empatia pela situação deles durante o semestre, minhas atitudes talvez poupariam esse momento complicado.

2º Relacionamento Interpessoal

Sua resposta: Mudei de setor a pouco tempo e, por mais que eu faça exatamente a mesma coisa (agora gerenciando dois colaboradores), ainda não consigo me abrir e me relacionar, de maneira saudável, com eles, Minha última gestora era incrível. Sabia se abrir nos momentos certos, era atenciosa e super divertida, mas parece que eu sou travada.

3ª habilidade: escuta ativa

Sua resposta: Dependendo da situação, eu ignoro 100% o que a pessoa está falando (isso em situações que julgo serem inúteis). Quando eu entendo que o tema é importante, eu escuto com os olhos e ouvidos. Mas ainda assim, não sei até que ponto devo apenas escutar ou escutar + opinar... ainda estou aprendendo kkkkkk

1 resposta

Olá, Carolina! Tudo bem?

Aqui vai algumas dicas para te auxiliar em cada um dos pontos citados:

1ª habilidade: empatia

A empatia é uma habilidade essencial para liderar pessoas. Ela envolve a capacidade de se colocar no lugar do outro, estabelecendo confiança e segurança. Para responder essa pergunta, você pode refletir sobre situações em que você demonstrou empatia no seu dia a dia. Por exemplo, se você já teve uma conversa com um colega de trabalho que estava passando por um momento difícil e você se mostrou compreensiva e ofereceu apoio, essa pode ser uma situação para compartilhar. Por outro lado, se você acredita que precisa desenvolver mais essa habilidade, você pode mencionar uma situação em que percebeu que não conseguiu se colocar no lugar do outro e como isso afetou a relação.

2ª habilidade: relacionamento interpessoal

O relacionamento interpessoal é fundamental para construir relações de confiança com a equipe, pares e chefia. Para responder essa pergunta, você pode pensar em situações em que você teve facilidade de interação com diferentes públicos. Por exemplo, se você já teve uma reunião em que conseguiu se comunicar de forma clara e assertiva com a equipe, isso pode ser uma situação para compartilhar. Por outro lado, se você sente que ainda precisa melhorar nessa habilidade, você pode mencionar uma situação em que teve dificuldade de se relacionar com alguém e como isso impactou o trabalho em equipe.

3ª habilidade: escuta ativa

A escuta ativa é a capacidade de ouvir em detalhes enquanto o outro fala, sem julgamentos, estabelecendo um diálogo construtivo. Para responder essa pergunta, você pode refletir sobre como você costuma ouvir as pessoas. Por exemplo, se você já teve uma conversa em que se mostrou atenta aos detalhes e fez perguntas para entender melhor o ponto de vista do outro, isso pode ser uma situação para compartilhar. Por outro lado, se você ainda está aprendendo a desenvolver essa habilidade, você pode mencionar uma situação em que percebeu que não conseguiu ouvir com atenção e como isso afetou a comunicação.

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software