Atualmente me considero em nível iniciante, buscando evoluir para a posição de júnior na área de UX. Grande parte do meu primeiro contato com o tema veio por meio de conversas com uma pessoa conhecida que já atua na área, além de pesquisas próprias e do curso que estou realizando atualmente, no qual estou construindo meu plano de carreira em UX.
Sou graduada em Medicina Veterinária, e acredito que essa formação também contribui para o desenvolvimento de habilidades importantes para a área de experiência do usuário, como empatia e a busca constante por compreender problemas e encontrar as melhores soluções possíveis.
No decorrer do curso, espero continuar desenvolvendo meus conhecimentos em UX e aperfeiçoar minhas habilidades em ferramentas como o Figma. Meu objetivo é, em breve, conseguir criar um portfólio com projetos que demonstrem meu aprendizado e minhas capacidades, para então iniciar minha transição e ingressar no mercado de trabalho na área de UX.
| Habilidade | Categoria | Nível atual | Precisa ser fortalecida? | Observações / Plano de ação |
|---|---|---|---|---|
| Pesquisa com usuários | Técnica | Básico | ✅ | Estudar métodos de pesquisa e aplicar testes simples com usuários em projetos de portfólio |
| Criação de personas | Técnica | Básico | ✅ | Aprender a criar personas baseadas em dados de pesquisa e aplicar em estudos de caso |
| Wireframing | Técnica | Básico | ✅ | Praticar criação de wireframes no Figma a partir de problemas reais |
| Arquitetura da informação | Técnica | Básico | ✅ | Estudar organização de conteúdos, fluxos de navegação e exercícios de card sorting |
| Testes de usabilidade | Técnica | Básico | ✅ | Realizar testes simples com amigos ou colegas utilizando protótipos de projetos pessoais |
| Acessibilidade | Técnica | Básico | ✅ | Estudar princípios de acessibilidade e diretrizes WCAG aplicadas ao design digital |
| Comunicação clara | Comportamental | Forte | ❌ | Continuar desenvolvendo essa habilidade ao documentar processos e apresentar projetos |
| Escuta ativa | Comportamental | Intermediário | ✅ | Praticar durante entrevistas e testes com usuários |
| Pensamento crítico | Comportamental | Intermediário | ✅ | Continuar desenvolvendo ao analisar interfaces e propor melhorias |
| Trabalho em equipe | Comportamental | Forte | ❌ | Experiência prévia em outros contextos profissionais contribui para colaboração em projetos |