1
resposta

[Projeto] Autoavaliação e transição de carreira

Atualmente me considero em nível iniciante, buscando evoluir para a posição de júnior na área de UX. Grande parte do meu primeiro contato com o tema veio por meio de conversas com uma pessoa conhecida que já atua na área, além de pesquisas próprias e do curso que estou realizando atualmente, no qual estou construindo meu plano de carreira em UX.

Sou graduada em Medicina Veterinária, e acredito que essa formação também contribui para o desenvolvimento de habilidades importantes para a área de experiência do usuário, como empatia e a busca constante por compreender problemas e encontrar as melhores soluções possíveis.

No decorrer do curso, espero continuar desenvolvendo meus conhecimentos em UX e aperfeiçoar minhas habilidades em ferramentas como o Figma. Meu objetivo é, em breve, conseguir criar um portfólio com projetos que demonstrem meu aprendizado e minhas capacidades, para então iniciar minha transição e ingressar no mercado de trabalho na área de UX.

HabilidadeCategoriaNível atualPrecisa ser fortalecida?Observações / Plano de ação
Pesquisa com usuáriosTécnicaBásicoEstudar métodos de pesquisa e aplicar testes simples com usuários em projetos de portfólio
Criação de personasTécnicaBásicoAprender a criar personas baseadas em dados de pesquisa e aplicar em estudos de caso
WireframingTécnicaBásicoPraticar criação de wireframes no Figma a partir de problemas reais
Arquitetura da informaçãoTécnicaBásicoEstudar organização de conteúdos, fluxos de navegação e exercícios de card sorting
Testes de usabilidadeTécnicaBásicoRealizar testes simples com amigos ou colegas utilizando protótipos de projetos pessoais
AcessibilidadeTécnicaBásicoEstudar princípios de acessibilidade e diretrizes WCAG aplicadas ao design digital
Comunicação claraComportamentalForteContinuar desenvolvendo essa habilidade ao documentar processos e apresentar projetos
Escuta ativaComportamentalIntermediárioPraticar durante entrevistas e testes com usuários
Pensamento críticoComportamentalIntermediárioContinuar desenvolvendo ao analisar interfaces e propor melhorias
Trabalho em equipeComportamentalForteExperiência prévia em outros contextos profissionais contribui para colaboração em projetos
1 resposta

Oii Giovanna, como você está?

Meus parabéns pela sua autoavaliação e pela coragem de iniciar essa transição de carreira! É muito interessante notar como sua bagagem em Medicina Veterinária traz habilidades valiosas, como a empatia e o foco na resolução de problemas, que são pilares fundamentais do UX Design.

Seu plano de ação está muito bem estruturado e focado no que o mercado realmente pede.

A transição de carreira exige suor e dedicação, mas você já começou do jeito certo: se conhecendo e traçando um caminho claro.

Conte sempre com a Alura para evoluir seus estudos. Estou na torcida por ti, desejando tudo de bom!

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade