Guarda-chuva da UX
Áreas da User Experience (UX)
O guarda-chuva UX é termo utilizado para se referir a todas as áreas que estudam a experiência do usuário. Cada área ou divisão desempenha um papel que impacta na experiencia do usuário.
Arquitetura da Informação
Arquiteta, organiza e otimiza a maneira como a informação será passado ao usuário no produto ou serviço entregue.
Usabilidade
Responsável por tornar o produto/serviço acessível, fácil e entendível ao usuário.
Design Visual
Realiza a aplicação dos conceitos visuais de forma que seja agradável ao usuário, acessível e confiável. Harmoniza fontes e cores de forma agradável e intuitiva.
Análise de dados
Está presente em todas as áreas. Interpretação de dados coletados para uso correto, que gere insights e soluções para os desafios.
Design de Interação
É a área que estuda como haverá interação com o usuário. Pode ser uma interação apenas visual, por voz, textos, luzes e etc.
Pesquisa com pessoas usuárias
Pesquisas com os usuários para entender suas necessidades e descobrir suas expectativas. Testar ideias e receber sugestões dos usuários.
Especialidades dentro da UX
UX Researcher ou Pesquisador(a) de Experiência do Usuário
Faz testes e pesquisas para entender as necessidades do usuário e assim ter parâmetros para o desenvolvimento ideal do produto/serviço.
UX Writer ou Redator(a) de Experiência Usuário
É o responsável pela parte escrita do projeto. Escrita assertiva que direcione e dê clareza ao usuário.
UX Designer ou Designer de Experiência do Usuário
É o responsável pelo processo de desenvolvimento do produto de forma a ser assertivo e atender as necessidades do usuário.
Information Archtecturer ou Arquiteto(a) da Informação
Contribui para que a informação seja entregue de forma lógica, que faça sentido para o usuário e que o direcione da forma desejada, para que ele não se perca e siga o fluxo desejado.
UX Strategist ou Estrategista de Experiência do Usuário
Deve ser a pessoa que avalia e enxerga os problemas e os torna oportunidades, mostrando a empresa que com estratégia é possível ganhar com a situação e tornar o produto lucrativo a empresa.
Product Designer ou Designer de Produtos
Responsável por avaliar as métricas do produto e verificar se ele atende as necessidades do usuário e ao mesmo tempo sendo lucrativo e benéfico para a empresa.
Estrategista de Conteúdo
Deve avaliar se o conteúdo do produto, pensando sempre em ajustes que sejam estratégicos e tragam benefícios e atraiam o usuário. Analisa momentos de lançamento e faz o planejamento de ações.