A interface do Instagram é simples e fluida. O foco dela aparentemente vem mudando com o tempo, de um aplicativo de fotos para um aplicativo de vídeos.
Ela apresenta um sistema onde você pode seguir pessoas, empresas e páginas que representam seus interesses pessoais, e o algoritmo lhe apresenta mais perfis e páginas baseadas nas preferências do usuário, o que de certa forma "alimenta" o conteúdo apresentado num feed de rolagem rápida e vertical, de fundo preto ou branco (a depender do modo que o usuário selecionar), aumentando o tempo de interação do mesmo na plataforma, assim, gerando mais receita através de anúncios demonstrados neste mesmo feed. Os ícones são simples e intuitivos, facilitando a navegação pelo aplicativo, como "coração" para curtir, "balão de fala" para comentar, e "avião de papel" para enviar ou compartilhar algum conteúdo com outro usuário, ou até mesmo, entre o Instagram e outras plataformas. Também observo que, frequentemente, os desenvolvedores da plataforma testam novas formas de conteúdo, para se adaptar ao mercado e a mudança de "gosto" dos usuários.
Sendo assim, concluo que o Instagram é uma plataforma que possui uma interface que busca sem simples, fluida e principalmente dinâmica, para manter os seus usuários o maior tempo possível navegando por ela, de maneira simples e intuitiva.