1
resposta

[Projeto] Atividade Proto-persona

Meu projeto é encontrar soluçõe para um Studio de Pilates que teve perde de clientes (porque outra funcionário abriu outro studio e levou os clientes para lá) e melhorar a venda de roupas fitness que esse studio vende. (caso real de um familiar)

Para isso me baseei em pessoas reais (mudei o nome delas) para difinir os comportamentos e objetivos.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

User Story - Ana Paula

Eu como (tipo de usuário) quero (ações/funcionalidades) para isso/que eu possa (beneficio/valor dessa funcionalidade); Eu como consumista e praticante de atividades físicas quero uma site ou app de compra de roupas fit para que eu possa me sentir confortavel em fazer pilates/academia/spining.

Fulano é um (tipo de usuário, quem ele é?) que precisa (do que? O que ele precisa) e quer que a experiência seja (como ele quer essa experiencia?) porque ele valoriza (Por quê?). Ana Paula é uma aposentada que tem fibromialgia e que gosta de esportes, que precisa de um site/app para comprar roupa fit e quer que a experiência seja fácil e divertida porque ela valoriza seu bem estar/conforto.

User Story - Yago

Eu como (tipo de usuário) quero (ações/funcionalidades) para isso/que eu possa (beneficio/valor dessa funcionalidade); Eu como sedentário quero um studio de pilates para barato para que eu possa melhorar minha flexibilidade e força a fim de melhorar as dores nos ombros e costas.

Fulano é um (tipo de usuário, quem ele é?) que precisa (do que? O que ele precisa) e quer que a experiência seja (como ele quer essa experiencia?) porque ele valoriza (Por quê?). Yago é um nerd machista que precisa melhorar seu condicionamento físico por causa das dores que sente de ficar o dia todo trabalhando homeoffice e quer que a experiência seja mais barata porque ele valoriza seu dinheiro.

1 resposta

Olá Larissa, tudo bem?

Parabéns! As proto-personas e proto-personinhas estão muito bem estruturadas e compreensíveis. A única dica que eu vou deixar em relação à esses entregáveis é: tente colocar objetivos diferentes também na área de "Necessidades e Objetivos", pois pessoas tem diferentes interesses. Por exemplo: eles podem querer um melhor condicionamento físico e ao mesmo tempo querer comprar uma casa ou um carro novo. Não são informações ligadas ao seu produto, mas que te ajudam a enxergar melhor quem é o público-alvo. E quem sabe essas informações adicionais podem te dar novas ideias de diferentes produtos no futuro!

As User stories estão bem legais, porém vou deixar uma pequena observação: geralmente elas são utilizadas para nos referirmos ao o que será oferecido dentro do produto/serviço e relacionarmos com as necessidades das pessoas usuárias, não é tão comum utilizarmos para nos referir ao produto inteiro. Por exemplo: se a academia de Pilates oferecer aulas experimentais (algo oferecido dentro do serviço), você pode criar uma User story assim "Eu como sedentário quero uma aula experimental para saber se consigo melhorar minha flexibilidade e força a fim de melhorar as dores nos ombros e costa". Essa é a utilidade mais comum, porém a forma que você estruturou também ficou muito boa =)

É isso! Meus parabéns!

Até mais!!