2
respostas

[Projeto] [atividade] Desafio: Automatizando tarefas

Você está trabalhando como pessoa desenvolvedora júnior em uma equipe que está criando um sistema para auxiliar no controle de presença em eventos online. O time precisa de um algoritmo que processe a lista de participantes e envie um e-mail de agradecimento apenas para quem participou de toda a transmissão ao vivo.

“Queremos automatizar o envio de agradecimentos. Mas só para quem assistiu à transmissão do início ao fim. Você consegue organizar esse processo em um algoritmo?”

Utilize os conhecimentos sobre algoritmos para construir uma solução em linguagem natural, com etapas claras e executáveis.

Considere:

Quais são os dados de entrada necessários?
Como o algoritmo pode verificar a condição de presença completa?
Que decisão precisa ser tomada com base nesses dados?
Qual deve ser a ação final?
Para saber mais detalhes sobre uma solução para esse desafio, clique na Opinião da Pessoa Instrutora.

2 respostas

Opinião do instrutor

Uma forma possível de resolver esse desafio é:

Dados de entrada: lista de participantes com horários de entrada e saída.

Verificação: comparar se o tempo de permanência corresponde à duração total da transmissão.

Decisão: se o tempo assistido for igual ou maior ao tempo total do evento, então enviar e-mail.

Algoritmo (em linguagem natural):

Para cada participante da lista:
a. Calcular tempo assistido.
b. Verificar se o tempo é igual ao tempo total da transmissão.
c. Se for, enviar e-mail de agradecimento.
d. Senão, não enviar.

Eu escrevi toda a resposta aqui mas ela voltou para a tela de login e perdi tudo. Terei que escrever absolutamente tudo novamente pois não sabia que isso poderia ocorrer e não tenho um rascunho, fiz diretamente aqui. Mais tarde postarei minha resposta.