Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Projeto] Atividade

eu me sinto...
cansado — 22%
feliz — 18%
triste — 17%
bem — 14%
perdido — 9%

agora se baseie em nosso historico de conversas e oq vc sabe sobre mim, eu me sinto..

sobrecarregado — 24%
curioso — 22%
determinado — 19%
cansado — 18%
motivado — 17%

1 resposta

Olá, Micael. Como vai?

Seu exemplo ilustra perfeitamente como o contexto altera a probabilidade de predição de tokens em um modelo de linguagem.

No primeiro cenário, sem informações específicas sobre você, a IA trabalha com probabilidades genéricas baseadas em padrões comuns da linguagem humana. Já no segundo cenário, ao pedir para ela considerar o histórico de conversas, você está fornecendo um contexto rico. Isso faz com que as probabilidades sejam recalculadas para refletir o seu momento atual (como "sobrecarregado" ou "curioso"), tornando a resposta muito mais personalizada e menos estatisticamente óbvia.

Essa é a essência da Engenharia de Prompt:

• Entrada (Prompt): Quanto mais dados relevantes você insere, mais refinada é a "janela de contexto".
  • Processamento: A IA deixa de usar apenas o conhecimento geral e passa a priorizar os padrões identificados nas suas interações anteriores.
  • Saída: O resultado se torna muito mais assertivo e útil para o seu caso específico.

É fascinante observar como a percepção da IA sobre o seu estado emocional muda drasticamente quando ela "conhece" a sua rotina e os seus desafios relatados anteriormente.

Espero que possa ter lhe ajudado!