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resposta

[Projeto] Assim ficou o meu, espero ajudar alguém.

import java.util.Random;
import java.util.Scanner;

public class projetoAdivinhaçao {
public static void main(String[] args) {

    Scanner leitura = new Scanner(System.in);
    Random random = new Random();

    int numeroAleatorio = random.nextInt(100);
    int numeroDigitado = 0;

    System.out.println("Jogo da adivinhação");
    System.out.println("Digite o numero que corresponda ao numero escolhido do sistema, voce tem 5 chances:");

    for(int i = 1; i <=5; i++ ){
    System.out.println("Tentativa " + i + " Digite:");
        numeroDigitado = leitura.nextInt();

            if (numeroDigitado == numeroAleatorio) {
                System.out.println("Voce acertou! ");
                break;

                }
            else{
                if (numeroDigitado > numeroAleatorio) {
                    System.out.println("O número é menor que " + numeroDigitado);

                }
                else {
                        System.out.println("O número é maior que " + numeroDigitado);

                        }
                }
            }

    System.out.println("O numero aleatorio era: " + numeroAleatorio);




}

}

1 resposta

Oi Olavo, como vai?
Seu código do jogo de adivinhação está quase correto e funcional, mas há alguns pontos que podem ser melhorados para torná-lo claro.

  • Se o usuário digitar algo que não seja um número (ex.: letras), o programa lançará uma InputMismatchException e encerrará. Você pode adicionar um bloco try-catch para lidar com isso.

  • A mensagem final ("O numero aleatorio era: " + numeroAleatorio) é exibida mesmo quando o usuário acerta, o que pode ser meio redundante. Você pode adicionar uma condição para mostrar essa mensagem apenas se o usuário esgotar as tentativas sem acertar.

  • A mensagem inicial poderia ser mais clara, explicando que o número está entre 0 e 99.

  • A formatação da mensagem de tentativa (ex.: "Tentativa " + i + " Digite:") poderia usar String.format para maior legibilidade.

  • O Scanner (leitura) não é fechado. Embora isso não seja um problema em um programa simples que termina logo, é boa prática chamar leitura.close().

Bons estudos, espero que continue sempre evoluindo!