Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] As minhas barreiras e fraquezas

Eu acho que o meu grande problema é a distração da internet e a falta de celebração, Daí eu não tenho exatamente o "tempo de descanso", e não só isso, como eu também preciso fazer outras 500 tarefas, Não tenho muitas vezes certeza do que eu consigo fazer na vida, e não consigo criar uma rotina porque eu acho que estou com um momento de "mudança".

1 resposta
solução!

Olá, Tadeu!

Entendo perfeitamente suas preocupações, e é ótimo que você esteja buscando formas de superar essas barreiras. Vamos abordar alguns pontos que podem te ajudar a lidar com as distrações e a falta de celebração.

  1. Distrações na Internet:

    • Ambiente de Estudo: Tente criar um ambiente livre de distrações. Desligue notificações do celular e, se possível, use aplicativos que bloqueiem temporariamente o acesso a sites que te distraem.
    • Tempo Produtivo: Estabeleça horários específicos para estudar e para lazer. Por exemplo, você pode usar a técnica Pomodoro (25 minutos de foco total seguidos de 5 minutos de pausa) para manter a concentração.
  2. Falta de Celebração:

    • Recompensas: Defina pequenas metas diárias ou semanais e celebre quando alcançá-las. Pode ser algo simples, como assistir a um episódio de sua série favorita ou comer algo que você gosta.
    • Registro de Conquistas: Mantenha um diário ou um quadro onde você anota suas conquistas. Ver o progresso pode ser muito motivador.
  3. Gestão de Tarefas:

    • Lista de Tarefas: Faça uma lista de todas as suas tarefas e organize-as por prioridade. Isso ajuda a visualizar o que precisa ser feito e a se concentrar em uma coisa de cada vez.
    • Registro de Pendências: Como mencionado na aula, anote todas as pendências que surgirem enquanto você está estudando. Isso ajuda a liberar a mente e a reduzir a ansiedade.
  4. Rotina e Mudanças:

    • Flexibilidade: Aceite que mudanças fazem parte da vida. Tente criar uma rotina básica que possa se adaptar às mudanças. Por exemplo, se você sabe que tem um período mais livre pela manhã, use esse tempo para suas atividades mais importantes.
    • Pequenos Passos: Comece com pequenas mudanças na sua rotina e vá ajustando conforme necessário. Isso pode ajudar a criar uma sensação de estabilidade.
  5. Práticas de Relaxamento:

    • Respiração e Yoga: Pratique técnicas de respiração e relaxamento, como a respiração alternada mencionada na aula. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar seu foco.

Bons estudos!