Olá, pessoal, tudo bem com vocês?
Estou começando agora a usar o Fórum e não sei ao certo se aqui seria o local correto para publicar isso, peço que me avisem se for de outra maneira. Aproveito para pedir para vocês dicas para fazer bom uso do Fórum.
Estou estudando data science e vi que era importante usar o github, então eu crie uma conta lá e para testar coloquei um pdf que escrevi faz uns anos sobre a história e o desenvolvimento do armazenamento magnético de informação. Abaixo falo do contexto e deixo o link para quem se interessar pela leitura.
Desde pequeno eu sempre tive muito interesse por tecnologia. Uma das coisas que mais me impressionava eram os ímãs. Eu pensava como era possível que dois ímãs podiam se atrair ou se repelir dependendo da orientação deles.
Apesar de ser uma força invisível, é uma força bem real. Quem já brincou com ímãs sabe que é quase impossível juntar dois deles quando as faces tem a mesma polaridade. A gente sente eles fazendo força pra girar nas nossas mãos, lutando para se reorientar e grudar um no outro juntando o polo norte com o polo sul. Dependendo do tamanho deles é até perigoso machucar os dedos se não tomar bastante cuidado.
Durante o meu doutorado eu tive a oportunidade de estudar e trabalhar com ímãs, na verdade, os ímãs que eu produzia em laboratórios eram muito pequenos, eram nanopartículas magnéticas.
Durante essa época, eu me matriculei em um curso de pós-graduação no Instituto de Física para tentar entender melhor sobre o magnetismo que desde pequeno me chamava atenção.
Como parte das atividades dessa disciplina de Magnetismo em Sólidos tínhamos que escrever uma monografia sobre um assunto do nosso interesse e o tema que eu escolhi foi o armazenamento magnético de informações.
Eu sempre imaginava “como funciona um HD de computador?”, “como é possível gravar e ler informações em um cartão de crédito?”. Bom, foi no ano de 2009 que comecei a entender melhor como essas coisas funcionam.
Compartilho com vocês a monografia que escrevi que trata da história de como essa tecnologia da gravação magnética de informações nasceu, cresceu e se tornou tão presente em nosso dia a dia.
Nesse texto eu conto como a vontade de uma pessoa em fazer uma secretária eletrônica que responde chamadas de telefone de forma automatizada (que não deu certo) levou ao desenvolvimento de tecnologias tão presentes e importantes nos dias atuais.
Essa história passa pelas tentativas de gravação magnética em fios de aço (que também não deram muito certo) , fitas de aço, fitas de plástico contendo partículas magnéticas e, finalmente, em discos rígidos.
Nesse contexto, muitas pessoas e empresas como a IBM, AEG, 3M e BASF tiveram papel significativo e ajudaram a criar essa história sensacional.
Se você se interessou em saber mais sobre essa história, é só clicar no link a seguir. O arquivo pode ser lido pelo site ou baixado como pdf.
Espero que gostem!
#tecnologia #historia #computação #armazenamento #pesquisa #cienciadacomputacao #desenvolvimento #gravacaomagnetica #datascience