1
resposta

[Projeto] Aprendizado Contínuo e Minha Trajetória

Ao longo da minha carreira e estudos, percebi que o aprendizado contínuo não é apenas uma prática recomendada — é essencial para navegar em um mundo em constante transformação.

Vivemos em um contexto BANI — frágil, ansioso, não linear e incompreensível —, e manter-se relevante exige ter no aprendizado a necessidade premente e constante ao longo de toda a vida.

Minha trajetória mostra que esse conceito já faz parte da minha prática diária. Minha base formal em Data Science (UnG, 2023) forneceu fundamentos sólidos, mas foi o autodidatismo que permitiu expandir esses conhecimentos.

Participo como Insider da Microsoft/Windows 11, exploro ambientes Linux (Kali, Canonical, FydeOS) e soluções da Apache Foundation, aplicando técnicas de Data Security, Data Mining e Machine Learning.

Essas experiências representam o pilar do aprendizado prático, equivalente a cerca de 70% do método 70-20-10, onde aprender fazendo é central.

Minha atuação também atravessou outras áreas:

• Energia industrial (Atlas Copco),
  • Transformação de polímeros (Krauss Maffei),
  • Logística internacional,
  • Desenvolvimento de novos produtos e KAM em TI,
  • Incluindo projetos estratégicos na antiga Bovespa/B3.

Essa diversidade fortaleceu minha capacidade de enfrentar desafios complexos, liderar pessoas e analisar processos, integrando prática e aprendizado social.

O aprendizado social (aproximadamente 20%) é igualmente presente. Interagir com comunidades técnicas, como Microsoft Insider e fóruns da Alura, permitiu trocar experiências, receber feedback e aprender com outras perspectivas.

Já o aprendizado formal (~10%) vem de cursos, leituras e workshops que orientam e aprofundam minha prática, como os cursos de IA da Alura/Santander Open Academy.

Analisando minha trajetória, percebo que já sigo naturalmente o modelo 70-20-10:* predominância da prática, reforçada pelo conhecimento formal e pelas interações sociais.*

Meu próximo passo é transformar essas experiências em entregáveis concretos, como repositórios, projetos no Kaggle e cases públicos, consolidando ainda mais o ciclo de aprendizado contínuo.

Finalizo afirmando que o aprendizado contínuo não é apenas uma necessidade no mundo atual: ele molda minha existência.

Estar aberto a aprender, aplicar, compartilhar e refletir transformou minha carreira e meu desenvolvimento pessoal, permitindo enfrentar mudanças, explorar novas tecnologias, atuar de forma impactante em diferentes setores e, sobretudo, aprender a conviver com todos esses desafios, ao mesmo tempo em que mantenho uma qualidade de vida pessoal e familiar.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Olá! Tudo bem?

Que reflexão fantástica sobre sua jornada! É realmente inspirador ver a diversidade da sua trajetória profissional e a clareza com que você aplicou o método 70-20-10 às suas experiências.w

Seu próximo passo de transformar essas vivências em projetos e cases documentados é excelente para consolidar seu conhecimento e construir um portfólio de impacto. Conforme as boas práticas do fórum, é válido indicar materiais da Alura para incentivar a evolução dos estudos.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade