1
resposta

[Projeto] [API - site] Orientação do primeiro projeto profissional

Pessoal, tudo bem ?

Preciso muito de uma visão de quem entende Desenvolvimento Web.

Minha faculdade terá um evento importante. Minha ideia, sendo parte do comitê, é criar um site de divulgação e inscrição do evento.

  • Para tanto preciso criar um formulário com a inscrição;
  • Uma forma de gerar certificados por palestras;
  • A autenticação da lista de chamada dos alunos.

Como é meu primeiro projeto, e o prazo é curto, não sei por onde começar. Se vale a pena criar uma API do zero ou consumir um forms Google. Daí preciso criar um banco de dados para armazenar a coleta de informações ?

E será que vale a pena, como MVP, criar um site de alguma plataforma que venha com o front pronto como Wix ou Wordpress?

Agradeço muito se puderem me dar uma luz.

1 resposta

Oii, Carolina! Tudo bem?

Peço desculpas pela demora em te responder.

Parabéns pela ideia do projeto! Esses eventos ajudam bastante em nosso desenvolvimento.

Como é um projeto externo, no qual não tenho acesso e nem conhecimento de todo o contexto, posso te recomendar alguns pontos.

Para começar, defina as principais funções do site. Que podem ser: inscrição, certificados e autenticação da lista de chamada.

Para fazer o formulário, você pode fazer do zero para poder personalizar ou também usar o Google Forms.

Os certificados, você pode criar um banco de dados com as palestras e participantes, usando tencologias como MySQL, PostgreSQL ou MongoDB. Dessa forma, você usará o banco de dados para gerar os certificados automaticamente.

Quanto à autenticação da lista de chamada dos alunos, você pode implementar um sistema de login e senha para que apenas os alunos cadastrados possam acessar a lista. As ferramentas Firebase Authentication ou Passport.js podem ajudar.

Quanto à escolha de uma plataforma pronta como Wix ou Wordpress, isso vai depender das suas habilidades e do tempo também. Veja qual melhor encaixa no seu contexto.

Espero ter ajudado. E caso tenha já feito o site, compartilhe com a comunidade para conhecermos o seu projeto.

Bons estudos, Carolina!