1
resposta

[Projeto] API Restful com django Rest Framework

Bom dia Pessoal, no meu estágio me pediram para criar uma API com o Django Rest Framework.

Deve possuir:

• Autenticação (JWT)
  • CRUD de tarefas
  • Banco de dados Postgress

Uma tarefa possui: Título(Texto, obrigatório) Prazo(Uma data, opcional) Descrição(Text ilimitado e opcional) Finalizada(Verdadeiro ou False, obrigatório).

Eu não tenho a mínima ideia por onde seguir, poderia me de ajudar? Por exemplo, com um caminho de estudos?.

1 resposta

Olá, André! Tudo bem?

Criar uma API com o Django Rest Framework pode parecer um desafio no início, mas com um bom caminho de estudos, você vai conseguir desenvolver o projeto com sucesso. Vamos por partes:

1. Entenda o Django Rest Framework (DRF): Comece estudando os conceitos básicos do Django, caso ainda não esteja familiarizado. Em seguida, mergulhe no Django Rest Framework. A documentação oficial (https://www.django-rest-framework.org/) é um excelente ponto de partida. Ela é bem detalhada e vai te ajudar a entender como trabalhar com serializers, views e routers.

2. Modelagem do Banco de Dados: Como você vai usar o PostgreSQL, certifique-se de configurá-lo no seu projeto Django. Depois, modele as tabelas necessárias para o seu projeto. No seu caso, você precisará de uma tabela para as tarefas. Crie um modelo Task no Django com os campos: título, prazo, descrição e finalizada.

3. Autenticação JWT: Para implementar a autenticação JWT, você pode usar o pacote djangorestframework-simplejwt. Ele integra facilmente com o DRF e permite gerenciar tokens JWT de forma eficaz. Siga a documentação (https://django-rest-framework-simplejwt.readthedocs.io/en/latest/) para instalar e configurar este pacote.

4. CRUD de Tarefas: Utilize os viewsets do DRF para criar as operações CRUD. Os viewsets simplificam a criação de operações comuns em APIs, como listar, criar, atualizar e deletar objetos.

5. Documentação: Finalmente, considere documentar sua API. O DRF tem suporte para documentação automática com o uso de schemas e geração de documentação interativa com ferramentas como Swagger.

Boa parte desses pontos que comentei você verá durante os cursos das seguintes formações:

Lembre-se de que a prática leva à perfeição, então não hesite em experimentar e aprender com os erros também.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.