1
resposta

[Projeto] Análise padrões de interface - Amazon

Já na tela principal, tem a barra de pesquisa, que não só ajuda a completar o nome do livro ou produto que o usuário está pesquisando, mas do lado esquerdo tem as opções que o usuário pode querer pesquisar e se esse usuário não lembra do que está procurando ele pode se guiar por essa ajuda de opções que foi colocada.

Apesar de ter muita informação visual, eles tem uma hierarquia clara nos títulos de cada anúncio, fazendo com o que o usuário não se perca e já queira sair da página. Nessa parte aparece um título personalizado com os títulos que já pesquisei informando que está em promoção, isso ativa a urgência de compra no usuário o que é muito bom.

Percebi também que tudo segue um padrão, todas as informações da conta, e logo abaixo da parte de pesquisar tem várias opções que o usuário pode precisar que já estão lá ao alcance, não precisa nem digitar no teclado, basta um clique e já se tem o que quer.

Sempre gostei muito da facilidade de usar o site e app da Amazon, nunca perco muito tempo quando tenho pressa para comprar um livro e minha experiência usando o Kindle e comprando os livros para o meu kindle também nunca deixou a desejar com compras de apenas um clique e o livro indo diretamente para o kindle sem precisar fazer mais nada.

1 resposta

Olá, Larice, como vai?

Sua análise sobre a interface da Amazon demonstra uma compreensão sólida sobre como os padrões de UI e a arquitetura de informação trabalham juntos para facilitar a jornada de compra. O uso da barra de pesquisa com filtros categoriais é um exemplo clássico de busca facetada, que auxilia o usuário a refinar resultados antes mesmo de iniciar a busca. A hierarquia visual que você notou é fundamental em sites de e-commerce com alta densidade de dados, pois direciona o olhar para o que é prioritário, como preços e títulos de produtos, evitando a sobrecarga cognitiva.

Seu exercício está excelente e suas percepções sobre a eficiência da plataforma mostram que você conseguiu conectar a teoria dos padrões de interface com a prática do cotidiano. Parabéns por compartilhar suas observações e continue praticando esse olhar crítico em outros aplicativos que você utiliza.

O fórum está à disposição para futuras dúvidas ou compartilhamentos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!