1
resposta

[Projeto] Análise de usabilidade do aplicativo da Uber

Analisando o aplicativo a Uber em Portugal, primeiro me deparo com uma tela inicial cheia de informações. Onde a função supostamente é encontrar viagens, pois estamos falando da Uber Driver, também se encontra uma grande área com acesso rápido para pedir comida, fazer mercado, comprar bebidalcoólicas farmácia e até mesmo, conveniênciacia. Sem contar o grande destaque que eles dão para anúncios de restaurante logo embaixo deste mesmo menu de acesso rápido. Ou seja, o que era para ser apenas “solicitar uma viagem” acaba sendo exaustivo e confuso com tanta informação e tendo que fazer fazer todo esse filtro primeiro.
Quando finalmente você seleciona a opção viagem, ai as coisas são mais fáceis, organizadas e intuitivas. No entanto, eles tem disponíveis uma variedade de serviços desde Uber Pet, até Uber Assistente... Em particular, eu acho essa variedade bacana. Pois hoje como estou lesionada do joelho, é legal poder contar com um serviço onde o motorista também se compromete em auxiliar o passageiro que tenha a mobilidade reduzida, passando um pouco mais de tranquilidade e confiança durante o embarque e desembarque do passageiro. Depois de ter realuizado o pedido da viagem, acho tudo muito organizado, o fato de podermos acompamnhar pelo mapa do App quando o motorista esta chegando e até mesmo os avisos que a propria Uber envia, da uma sensação de calma, evitando com que fiquemos ansiosos a espera da viagem.

1 resposta

Olá, Nilceli. Como vai?

Sua análise de usabilidade foi muito perspicaz! Você tocou em pontos fundamentais do UX Design, especialmente na tensão entre o modelo de negócio (que quer vender diversos serviços em um "Super App") e as necessidades do usuário (que busca eficiência para uma tarefa específica).

O que você descreveu sobre a tela inicial é um exemplo clássico de sobrecarga cognitiva. Quando uma interface apresenta excesso de estímulos — como anúncios, mercados e farmácias em um app originalmente focado em transporte —, o usuário gasta mais energia mental apenas para encontrar o botão que deseja. Em UX, dizemos que a "Fricção" aumentou.

Para agregar valor à sua observação, veja como seus pontos se conectam com conceitos técnicos do curso:

• Lei de Hick: Esta lei afirma que o tempo que uma pessoa leva para tomar uma decisão aumenta com o número e a complexidade das escolhas. A Uber, ao tentar ser um "Super App" em Portugal, acaba desafiando essa lei na tela inicial.
  • Design Inclusivo e Acessibilidade: Fiquei muito feliz que você mencionou o Uber Assist. Isso é UX na prática! O design não é apenas sobre telas, mas sobre como o serviço atende às limitações físicas reais (como a sua lesão no joelho). É a tecnologia promovendo autonomia.
  • Feedback e Visibilidade do Status do Sistema: O mapa em tempo real e as notificações que você elogiou são exemplos de um dos pilares das Heurísticas de Nielsen. Manter o usuário informado sobre o que está acontecendo reduz a ansiedade e cria uma experiência de confiança.

Dica de Prática:

Uma sugestão para seu portfólio de UX seria desenhar (mesmo que no papel) como seria uma "Home Alternativa" da Uber focada apenas em Viagens. Como você organizaria essas informações para que o usuário não se sentisse exausto? Pensar em como reduzir essa confusão visual inicial é um excelente exercício de Arquitetura de Informação.

Sua sensibilidade em perceber o que gera calma ou ansiedade é o que diferencia um bom designer de um designer excepcional. Continue com esse olhar crítico!

Espero que possa ter lhe ajudado!