Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] Análise de Caso: Stepwise

Olá pessoal, espero que estejam bem!

Hoje vim compartilhar com vocês o projeto do módulo 5 do curso "Aprendizagem: personalizando sua rotina de estudos com ChatGPT".

Para esse projeto foi sugerido a escolha de uma empresa que utiliza a IA para o processo de educação. A minha foi a Querium com o produto StepWise Math AI Virtual Tutor.
Achei interessante compartilhar com vocês o prompt que utilizei para esta pesquisa, sendo a base da minha apresentação e validação de conteúdo: https://chatgpt.com/share/68ef356c-f6a0-8000-88b9-9f60eb3195fe

Eu particularmente utilizo a IA como forma de personalizar o meu trabalho, sendo assim, gosto de intervir bastante nos inputs dos meus projetos. Demorei aproximadamente 4h para realizar o projeto como um todo. As etapas que utilizei no ChatGPT posso dividir como:

1. Leitura e entendimento do projeto
  2. Escolha do case, pesquisa do conteúdo a ser apresentado e recolhimento dos links base
  3. Feitura do prompt com técnicas mistas de engenharia de prompt e contextualização
  4. Seleção e validação do material a ser utilizado

Após entender o contexto e fazer toda a seleção necessária, comecei a etapa no Gamma.app.
Ainda não havia utilizado a ferramenta, embora já a conhecesse. Utilizei técnicas de formatação, storytelling e segmentação de
conteúdo para fazer um projeto que comunicasse de forma geral com qualquer tipo de público. Nessa etapa, busquei dados sobre o problema da matemática no Brasil mesmo, afinal não tinhamos uma segmentação especificada de público-alvo, o que não surtiria um efeito desconexo no projeto.

Então a etapa no Gamma.app foi:

1. Gerar o prompt inicial de páginas a serem geradas
  2. Eliminar algumas que, ao decorrer do processo de storytelling, não fariam sentido
  3. Ajustar para uma comunicação mais direta e humana
  4. Ajustar ícones para uma customização mais adequada
  5. Validar as informações e excluir excessos
  6. Testei o recurso "agent" para modificar alguns textos e imagens
  7. Assinei o projeto e publiquei a página
  8. Verificar os links e a formatação da apresentação depois de concluído

Com isso encerrei o projeto, chegando assim ao fim de uma jornada incrível de conhecimento, aplicando a abordagem heutagógica juntamente com o método 70-20-10 e masterizando a aplicação do Learning 3.0 ao sintetizar o case escolhido em uma apresentação dinâmica e simplificada, porém bem contextualizada. O resultado final está disponível no link abaixo:

https://mais-que-respostas-a-ia--adzlkel.gamma.site/
print do banner inicial do projeto no gamma.app

Será um prazer saber o que acharam, ficarei honrado em ler
Até breve!

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
2 respostas

Olá, Gui! Como vai?

Que trabalho inspirador!

Sua apresentação mostra um excelente domínio dos dados educacionais, uma abordagem inovadora ao destacar o papel da IA na aprendizagem personalizada e uma preocupação genuína com o impacto social da tecnologia no ensino.

Uma sugestão para o futuro seria incluir exemplos práticos de como essa IA interage com os alunos, para tornar o conceito ainda mais tangível.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!
solução!

Boa tarde, Dani!
Tudo bem e com você?

Quero primeiramente agradecer pelo tempo dedicado em analisar o meu trabalho e dizer que gostei muito do feedback apresentado.
Pensei em uma forma de integrar essa sugestão que faz muito sentido e enriquece a apresentação.

• Decidi então em dedicar um slide inteiro para suprir a lacuna sobre a interface da ferramenta.

Já disponibilizei as alterações, segue o acesso sendo pelo mesmo link:

Mais que respostas: A IA que ensina a pensar

Print mostrando as recentes incerções da nova sessão na apresentação.
Print contendo o início do novo slide contendo informações da interface do StepWise