Olá pessoal, espero que estejam bem!
Hoje vim compartilhar com vocês o projeto do módulo 5 do curso "Aprendizagem: personalizando sua rotina de estudos com ChatGPT".
Para esse projeto foi sugerido a escolha de uma empresa que utiliza a IA para o processo de educação. A minha foi a Querium com o produto StepWise Math AI Virtual Tutor.
Achei interessante compartilhar com vocês o prompt que utilizei para esta pesquisa, sendo a base da minha apresentação e validação de conteúdo: https://chatgpt.com/share/68ef356c-f6a0-8000-88b9-9f60eb3195fe
Eu particularmente utilizo a IA como forma de personalizar o meu trabalho, sendo assim, gosto de intervir bastante nos inputs dos meus projetos. Demorei aproximadamente 4h para realizar o projeto como um todo. As etapas que utilizei no ChatGPT posso dividir como:
- Leitura e entendimento do projeto
- Escolha do case, pesquisa do conteúdo a ser apresentado e recolhimento dos links base
- Feitura do prompt com técnicas mistas de engenharia de prompt e contextualização
- Seleção e validação do material a ser utilizado
Após entender o contexto e fazer toda a seleção necessária, comecei a etapa no Gamma.app.
Ainda não havia utilizado a ferramenta, embora já a conhecesse. Utilizei técnicas de formatação, storytelling e segmentação de
conteúdo para fazer um projeto que comunicasse de forma geral com qualquer tipo de público. Nessa etapa, busquei dados sobre o problema da matemática no Brasil mesmo, afinal não tinhamos uma segmentação especificada de público-alvo, o que não surtiria um efeito desconexo no projeto.
Então a etapa no Gamma.app foi:
- Gerar o prompt inicial de páginas a serem geradas
- Eliminar algumas que, ao decorrer do processo de storytelling, não fariam sentido
- Ajustar para uma comunicação mais direta e humana
- Ajustar ícones para uma customização mais adequada
- Validar as informações e excluir excessos
- Testei o recurso "agent" para modificar alguns textos e imagens
- Assinei o projeto e publiquei a página
- Verificar os links e a formatação da apresentação depois de concluído
Com isso encerrei o projeto, chegando assim ao fim de uma jornada incrível de conhecimento, aplicando a abordagem heutagógica juntamente com o método 70-20-10 e masterizando a aplicação do Learning 3.0 ao sintetizar o case escolhido em uma apresentação dinâmica e simplificada, porém bem contextualizada. O resultado final está disponível no link abaixo:
https://mais-que-respostas-a-ia--adzlkel.gamma.site/
Será um prazer saber o que acharam, ficarei honrado em ler
Até breve!