Análise da tela inicial
Logo ao abrir o site, nos deparamos com a barra de pesquisa no topo, sendo fácil de achá-la para pesquisar pelos produtos. Ao lado da barra de pesquisa é informado o endereço de entrega do usuário, o que acredito que seja uma forma de estimular a venda, pois nos mostra que uma das etapas de compra já estaria feita (preencher os dados da entrega). Também uma mensagem de “Olá, [nome do usuário]”, mostrando intimidade com o usuário, até porque, mesmo que eu tenha informado no cadastro, o site se “lembra de mim”, gerando familiaridade. Por fim, também há um ícone de carrinho de compras - sendo autoexplicativo - com um número dentro do mesmo, indicando quantos produtos tenho, desse carrinho há uma “seta” que mostra o menu lateral com os itens do carrinho e em cima deles há o subtotal - uma ótima função para não precisar ficar abrindo o carrinho para conferir os produtos que selecionei e o valor total do mesmo, podendo escolher, ao mesmo tempo, mais produtos na tela principal. Além disso, é possível remover e adicionar mais quantidades dos produtos por meio desse menu, facilitando as ações.
Logo abaixo aparecem ofertas e uma propaganda para assinar o Amazon Prime e um botão em destaque com a escrita “Teste GRÁTIS por 30 dias”, o que estimula a assinatura e a compra, nos levando a pensar que temos um período de tempo limitado para aproveitar os preços. Para termos uma ideia visual do que a plataforma oferece, logo abaixo das ofertas há categorias de produtos, ajudando a encontrar o que deseja de forma mais rápida. Também nos é mostrado alguns itens relacionados a pesquisas anteriores e mais alguns filtros de pesquisa, como: departamento (alimentos, automotivo, beleza, etc), marcas (Apple, PlayStation, Motorola, etc.), avaliações dos clientes (quantas estrelas), preço (para indicar uma faixa de gasto), desconto (quantos % de desconto nos itens) e um checkbox para “Exclusivo ao Prime” - mais uma vez incentivando a assinatura e o sentimento de exclusividade que ela proporciona.
Pesquisa
A pesquisa é bem parecida com as demais em outros sites, até mesmo no próprio Google, que nos mostra pesquisas anteriores. O que difere a Amazon nesse caso é que há uma seção nas pesquisas anteriores: “Continuar comprando”, onde mostram produtos pesquisados anteriormente e nos lembra daquilo que talvez tivéssemos esquecido, talvez a vontade da compra volte. Além disso, tem uma segunda parte da pesquisa, onde podemos filtrar pelos departamentos citados no tópico “análise da tela inicial”, tornando a busca ainda mais direcionada e gerando um sentimento de apoio e autonomia, de certa forma.
Carrinho de compras
O carrinho de compras é bem intuitivo, com as informações dos itens de forma bem sucinta com as principais informações sobre os mesmos, caso você queira um resumo de forma rápida essas informações são bem úteis. Outra ferramenta que estimula as vendas nesse caso é uma forma de pagamento que aparece logo abaixo do valor total do produto, como “R$46,00 ou em até 2x de R$23,00 sem juros”.