Os aplicativos da Netflix - seja para mobile, pc, televisão ou tablet - se destacam de forma considerável dos aplicativos de streamings concorrentes por terem uma navegabilidade muito clara e previsível. O foco do usuário pode ficar na busca por algo para assistir, sem distrações, ruídos ou ações diferentes para aprender.
//
Atomic Design
- Átomos: ícones; textos; vídeos e fotos de prévias dos filmes/séries; botões.
- Moléculas: área de escolha de categorias, com diversos botões; cards de episódios de séries, com botões, textos e fotos do episódio; categorias com thumbnails de filmes/séries (ex.: "minha lista", "continuar assistindo", etc.), com textos e fotos.
- Organismos: espaço "minha netflix", com diversas categorias com thumbnails, textos e botões; telas de séries, com diversos botões de ação e cards de episódios; espaço "clipes", em formato de rolagem infinita estilo Tik Tok, com prévias das séries/filmes e botões de ação.
- Templates:
- Página inicial; página de categorias - 95% da página com banner de recomendação de série que o algoritmo acha que pode fazer sentido para o meu perfil. Espaço bem pequeno embaixo apenas para dar a entender que a tela é rolável para baixo e há mais para ver. Da mesma forma, a pequena porção superior deixa propositalmente um dos botões da direita cortados, dando a entender que há mais para rolar naquela direção.
- Páginas de séries - 60% da tela com vídeo de prévia da série, botões de ação e informações rápidas. Restante da tela com a sinopse e informações de elenco e botões de ação secundários. Ao rolar, vamos aos thumbnails e sinopses de cada episódio, com ícones e textos.
//
Nota-se a replicação de templates em diferentes páginas do app, bem como a consistência entre o que é só título e o que é clicável (mesmo quando o texto não é um botão). Os ícones utilizados são coerentes ao longo do app e auxiliam na clareza de ações de botões diversos. Mesmo em páginas com templates diferentes das demais, como a de "Jogos" e "Novidades", há coerência visual e clareza na navegação.