2
respostas

[Projeto] Analisando planilhas e gerando gráficos

Olá! Vamos para mais um dia de estudos. Estou muito empolgada e gostando demais de estudar com a Alura. =)

Tentei inserir a planilha e repetir a experiência da análise em 3 AIs: ChatGPT (versão gratuita), Google AI Studio e Gemini Pro.

ChatGPT:

Nessa AI, eu comecei executando o prompt:

"Analise esse arquivo e me diga do que se trata."

Ele retornou:

O arquivo “Média de notas.csv” contém uma planilha com o desempenho de estudantes em quatro avaliações.

Estrutura do arquivo:

Coluna “Aluno” → nomes dos alunos;

Colunas “Prova 1” a “Prova 4” → notas de cada prova;

Coluna “Nota final” → está presente, mas vazia, indicando que a média final ainda não foi calculada.

Em resumo, trata-se de uma planilha de controle de notas, provavelmente usada para calcular a média final dos alunos com base nas quatro provas.

Se quiser, posso calcular a média e preencher a coluna “Nota final” pra você — quer que eu faça isso?

Como o ChatGPT já me fez a sugestão de calcular a média e preencher a coluna "Nota final", eu apenas confirmei a sugestão. Nisso, ele me retornou com o resultado das médias dos 5 primeiros alunos, somente. Por ser a versão gratuita, aqui, o ChatGPT já me retornou que eu havia atingido o limite diário.

Google AI Studio

Quando tentei inserir a planilha no Google AI Studio, retornou "Failed to count tokens. Please try again."
O Google AI Studio não conseguiu ler esse formato de arquivo.

Gemini Pro (2.5 Flash)

O Gemini retornou bons resultados! Me deu uma resposta detalhada sobre a estrutura do arquivo. A média das notas foi calculada perfeitamente, inclusive devolveu o resultado no formato que pedi. Até fui injusta com a AI, porque ela gerou um arquivo pra mim com todas as médias calculadas, mas deixou na conversa um exemplo com apenas 10, e aí fui corrigi-la, mas ela informou que tava certinho no arquivo e me devolveu todas as demais na conversa também. Perdão, Gemini!

O que senti falta, comparando ao ChatGPT, foi a sugestão de preencher a coluna de notas finais que o ChatGPT me fez, pois evitaria o trabalho de detalhar mais um prompt para pedir. (ó a folgada kkkkk)

Segue a nossa conversa: https://g.co/gemini/share/977f281a2e3e

Outro ponto: também pedi para gerar o gráfico de dispersão, e gostei bastante do resultado! Agora que sei que é possível, testarei novos prompts para ver se é possível personalizar mais. Também estou testando os passos que o Gemini retornou para conseguir construir o gráfico no Excel.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
2 respostas

Obrigada por compartilhar, achei bem interessante que vc compartilhou com detalhes sua explicação.
Parabéns, bom trabalho :)

Sucesso em sua jornada.

Obrigada pelo feedback! =)