1
resposta

[Projeto] Analisando o YouTube com base no Atomic Design

Quando a gente olha pro YouTube com a ideia do Atomic Design em mente, dá pra perceber claramente como tudo ali segue uma lógica bem consistente. No YouTube, os átomos são bem definidos: cores, fontes, ícones e botões que aparecem sempre do mesmo jeito. A cor vermelha é a principal e aparece em botões e detalhes, reforçando a identidade da marca. O fundo branco, o preto e os tons de cinza ajudam a deixar o conteúdo (os vídeos) em destaque.
A tipografia também segue um padrão: o site usa uma fonte que é limpa, moderna e fácil de ler. Os títulos, descrições e menus mantêm o mesmo estilo em todas as partes da plataforma, o que ajuda a criar uma experiência bem coerente. Em relação às formas, dá pra notar que o YouTube prefere linhas retas e cantos levemente arredondados, tanto nos botões quanto nos cards dos vídeos. Isso deixa o visual simples, mas ao mesmo tempo agradável e moderno.
Os cards de vídeo são um ótimo exemplo de “moléculas” e “organismos” no Atomic Design, cada card tem sempre os mesmos elementos (miniatura, título, nome do canal e visualizações), e esse mesmo padrão aparece em todas as seções do site. No geral, o YouTube é um bom exemplo de coesão visual. Tudo conversa entre si, as cores, as formas e os textos, o que faz com que a navegação seja intuitiva e o usuário se sinta sempre familiarizado, mesmo quando algo muda na interface.
Na minha opinião, o YouTube mostra muito bem como o design pode ser simples e, ao mesmo tempo, eficiente. Eu gosto de como eles mantêm a identidade forte sem exagerar nos elementos, o que deixa o uso fácil e confortável.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi, Talita! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei da sua análise sobre o Atomic Design aplicado ao YouTube. Você explicou bem como os elementos visuais, cores, tipografia e formas trabalham juntos para manter a consistência visual e reforçar a identidade da marca.

Continue observando como diferentes plataformas aplicam o conceito em seus design systems, isso ajuda muito a entender decisões de interface.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!