Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
12
respostas

Projeto alura-studies não executa no meu ambiente Windows - Erro no Node-SASS

Pessoal, Construi o projeto alura-studies no ambiente Linux e funcionou corretamente. Zipei a pasta do projeto e levei para o VSCODE do Windows. Em princípio todas as versões nos dfois sistemas operacionais são compatíveis.

Quando tento executar com "npm start" recebo o seguinte erro :

./src/components/pages/App.module.scss (./node_modules/css-loader??ref--6-oneOf-6-1!./node_modules/postcss-loader/src??postcss!./node_modules/sass-loader/lib/loader.js??ref--6-oneOf-6-3!./src/components/pages/App.module.scss)

Error: Node Sass version 7.0.1 is incompatible with ^4.0.0

Instalei "npm install node-sass" porém deve está ocorrendo alguma incompatibilidade de versões talvez no packge.json.

Já procurei no google por diversas sugestões de correção e não consegui que nenhuma corrigisse este erro.

Poderiam me ajudar na correção deste erro?

Antúlio de Oliveira

12 respostas

Olá Antúlio, espero que esteja tudo bem. Pelo que pude perceber pelo que você escreveu, ao tentar instalar novamente o sass, você está escrevendo npm install node-sass, e dessa forma está errado. Você deve escrever só npm install sass, não tem o node. E de preferencia você pode instalá-lo como uma dependencia de desenvolvedor, instalando da seguinte forma npm install --save-dev sass.

Espero ter ajudado :)

Luiz Henrique, Muito grato pela sua informação. Eu desinstalei o node-sass e instalei o sass com o "npm install --save-dev sass", porém quando executo novamente o "npm start" recebo o erro: Failed to compile ./src/components/pages/App.module.scss (./node_modules/css-loader??ref--6-oneOf-6-1!./node_modules/postcss-loader/src??postcss!./node_modules/sass-loader/lib/loader.js??ref--6-oneOf-6-3!./src/components/pages/App.module.scss) To import Sass files, you first need to install node-sass. Run npm install node-sass or yarn add node-sass inside your workspace. Require stack:

  • C:\Projetos_REACT\alura-studies\node_modules\sass-loader\lib\loader.js
  • C:\Projetos_REACT\alura-studies\node_modules\loader-runner\lib\loadLoader.js
  • C:\Projetos_REACT\alura-studies\node_modules\loader-runner\lib\LoaderRunner.js
  • C:\Projetos_REACT\alura-studies\node_modules\webpack\lib\NormalModule.js
  • C:\Projetos_REACT\alura-studies\node_modules\webpack\lib\NormalModuleFactory.js
  • C:\Projetos_REACT\alura-studies\node_modules\webpack\lib\Compiler.js
  • C:\Projetos_REACT\alura-studies\node_modules\webpack\lib\webpack.js
  • C:\Projetos_REACT\alura-studies\node_modules\react-scripts\scripts\start.js
  • Será que tenho que fazer algum ajuste no arquivo package.jason?

Atenciosamente, Antúlio de Oliveira

Que estranho Antulio, no meu deu um erro parecido mas não pediu para eu instalar esse node-sass. Mas tenta o seguinte, tenta baixar esse node-sass igual ele pediu aí, e vê o que dá.

Ah, e tenta ver tambem se o seu npm esta na ultima versao

Luiz Henrique,

Eu já fiz isso também , baixei o node-sass e volta a dá o primeiro erro que te passei :

Error: Node Sass version 7.0.1 is incompatible with ^4.0.0 Fico em loop, KKKK.

Acho que talvez precise de algum ajuste no packge.json, o lugar onde está as dependências estão informadas para o NODE, só não sei exatamente onde seria possível ajustar.

Já procurei no Stackoverflow entre outros e ainda não encontrei a resposta.

Obrigado amigo pelo seu interesse em me ajudar. Valeu!

Antúlio de Oliveira

Olá Antúlio, tudo certo?

Tenta remover o node-sass globalmente e vê se funciona:

npm uninstall -g node-sass

se estiver utilizando yarn, tente:

yarn global remove node-sass

Professor Luiz Fernando, boa tarde, obrigado pela dica. Executei o comando global de desinstalação do "node-sass" e instalei novamente o SASS( "npm install --save-dev sass"). Ele infelizmente reporta o mesmo erro: *Failed to compile * ./src/components/pages/App.module.scss (./node_modules/css-loader??ref--6-oneOf-6-1!./node_modules/postcss-loader/src??postcss!./node_modules/sass-loader/lib/loader.js??ref--6-oneOf-6-3!./src/components/pages/App.module.scss) To import Sass files, you first need to install node-sass. Run npm install node-sass or yarn add node-sass inside your workspace. Require stack: C:\Projetos_REACT\alura-studies\node_modules\sass-loader\lib\loader.js C:\Projetos_REACT\alura-studies\node_modules\loader-runner\lib\loadLoader.js C:\Projetos_REACT\alura-studies\node_modules\loader-runner\lib\LoaderRunner.js C:\Projetos_REACT\alura-studies\node_modules\webpack\lib\NormalModule.js C:\Projetos_REACT\alura-studies\node_modules\webpack\lib\NormalModuleFactory.js C:\Projetos_REACT\alura-studies\node_modules\webpack\lib\Compiler.js C:\Projetos_REACT\alura-studies\node_modules\webpack\lib\webpack.js C:\Projetos_REACT\alura-studies\node_modules\react-scripts\scripts\start.js

Seria necessário alguma modificação no packge.json?

Atenciosamente, Antúlio de Oliveira

Você poderia subir o seu código no Github? Vou tentar replicar o seu erro na minha máquina

Professor Luiz Fernando,

Subi agora o código que está em minha máquina Windows(onde está ocorrendo o erro) para o Github (como público), conforme solicitado. O link é :

https://github.com/antuliooliveira/alura-studies.git

Agradeço a sua atenção em identificar o erro, obrigado!

Atenciosamente, Antúlio de Oliveira

Professor Luiz Fernando, Verifiquei o código no Git e não está igual a minha versão atual. Aguarde um pouco que vou corrigir. Desculpe-me o incomodo. Antúlio

Professor Luiz Fernando, O repositório com o código foi corrigido. Segue link :

https://github.com/antuliooliveira/alura-studies.git

Obrigado,

Atenciosamente,

Antúlio de Oliveira

solução!

Achei o problema Antulio, o seu pacote react-scripts está bem desatualizado, roda esse comando aqui:

npm i react-scripts@latest

Isto irá baixar a última versão dele, provavelmente você rodou create-react-app ... ao invés de npx create-react-app e isso pegou uma versão desatualizada do create react app na sua máquina, e quando você adicionou o SASS ele quebrou.

Consegue testar e me confirmar se isto resolveu seu problema?

Bons estudos!

ProfessorLuiz Fernando, deve ser essa a causa mesmo. Vou atualizar. Mais uma vez obrigado. Grande abraço, valeu! Antulio de Liveira

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software