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[Projeto] Adaptações, primeira etapa concluida

Olá eu tive algumas dificuldades para aplicar o Background, mas foram superadas!! segue o código.

let imagemDaEstrada;
let imagemDoAtor;
let imagemCarro;

//Ator
let xAtor = 100;
let yAtor = 366;

//Carro
let xCarro = 600;
let yCarro = 40;

function preload() {
// Caminho relativo as imagens do jogo
  imagemDoAtor = loadImage ("Imagens/ator-1.png");
  imagemDaEstrada = loadImage("Imagens/estrada.png");
  imagemCarro = loadImage("Imagens/carro-1.png");

}

function setup() {
  createCanvas(500, 400);
}

function draw() {
  // Desenha a imagem no fundo (posição x, posição y, largura, altura)
  image(imagemDaEstrada, 0, 0, width, height);
  mostraAtor();
  mostraCarro();
  movimentaCarro();
  movimentaAtor();
}

function mostraAtor(){
  image(imagemDoAtor, xAtor, yAtor, 30, 30);
}

function mostraCarro(){
  image(imagemCarro, xCarro, yCarro, 50, 40);
}

//Movimento Veiculo
function movimentaCarro(){
  xCarro -= 2;
  if(xCarro < -60){
    xCarro = 600;
  }
}

//movimento do Jogador
function movimentaAtor(){
  if(keyIsDown(87)){
    yAtor += -3;
  }
  if(keyIsDown(83)){
    yAtor += 3;
  }
  if(keyIsDown(68)){
    xAtor += 3;
  }
  if(keyIsDown(65)){
    xAtor += -3;
  }
 //restingir espaço do Jogador
  yAtor = constrain(yAtor, 00, 370);
  xAtor = constrain(xAtor, 00, 470);
}
1 resposta
solução!

Oi Vinicius, tudo bem?

Parabéns por superar suas dificuldades na aplicação do background! Seu código está bem organizado e você conseguiu criar um jogo simples. Aqui estão alguns pontos notáveis:

  1. Pré-carregamento de Imagens: O uso de preload() para carregar as imagens é uma prática recomendada, garantindo que as imagens estejam disponíveis antes de serem usadas no jogo.

  2. Desenho de Fundo: O fundo da estrada é desenhado com sucesso usando a imagem carregada, preenchendo toda a tela de acordo com as dimensões da tela.

  3. Movimento do Carro: O movimento do carro foi implementado com a variável xCarro, permitindo que o carro se mova na tela de direita para esquerda. O carro reaparece na direita quando sai da tela à esquerda.

  4. Movimento do Ator: O movimento do ator (jogador) foi implementado com as teclas W, S, A e D para cima, baixo, direita e esquerda, respectivamente. O uso de keyIsDown() torna a movimentação mais suave.

  5. Restrições de Espaço: As restrições de espaço para o ator foram aplicadas com constrain(), garantindo que ele não saia dos limites da tela.

No geral, seu código mostra um bom progresso no desenvolvimento de jogos em JavaScript e pinta um quadro sólido para expansões futuras.

Continue praticando e explorando novos recursos para aprimorar ainda mais suas habilidades de programação. Grande trabalho!

Um abraço e bons estudos.