2
respostas

[Projeto] A Transição do Pipeline

Passando do gerenciar a si mesmo para gerenciar os outros.

Novas habilidades: Quando me tornei líder imaginava, como o personagem do curso, que seria apenas planejar, direcionar as pessoas a fazer como eu fazia, com o incremento de acompanhá-las. Mas, na realidade é muito mais profundo que isso. Primeiro passo, e que para mim ainda é difícil, é delegar as tarefas; gostava muito de fazer o que fazia e abrir mão disso para ser líder foi um pouco complicado. Contudo, ai que vem a percepção de momento e de revisão de valores profissionais. Ao mesmo tempo em que sempre amei fazer o que fazia eu cheguei a um momento na minha carreira que eu gostaria de ser algo mais, e o engajamento que buscava para motivar meus aprendizes eu poderia redirecioná-lo para liderar a equipe, queria ajudar as pessoas que tinham os problemas que eu também tinha. Assim percebi o motivo de eu buscar ser líder. Claro que não foi fácil aprender a gerir o tempo e aplicá-lo a serviço dos meus objetivos. Por isso é importante e fundamental criar meios de conseguir conciliar tudo de forma efetiva.

2 respostas

Parabens pelo reconhecimento dos pontos que precisa melhorar Patricia. O ato de delegar tarefas sempre achei que seria muito dificil para mim também, gosto muito que as atividades sejam feitas do meu jeito, o tempo de retorno seja rapido e eficiente e que todos tenham a mesma organição que eu tenho. Mas logo que assumi o cargo de liderança, percebi que isso deveria ser a primeira mudança que deveria ter mim, sendo assim, passei a pedir as entregas em tempo habil e com qualidade e deixei aberto para qualquer um se organizar a sua maneira para fazer a entrega. Assim como o mode de realizar uma atividade, deixei aberto para cada um fazer do seu jeito, sempre cobro o resultado e a qualidade da entrega, mas a organização e o modelo de trabalho que vai ser feito, deixo a cargo de cada um. Isso foi um baita acerto. Se eu centralizasse tudo, seria sugado por processos, sem conseguir liderar efetivamente.

Olá, venho deixar minha contribuição no assunto... Para mim o grande desafio foi e ainda é, aprender a aplicar o tempo, organizar o trabalho de forma eficaz. Antes a rotina na maior parte do tempo era focada nas minhas entregas individuais. Quando passei a ficar a frente de uma equipe, as prioridades passaram a ser outras. Passando a delegar funções nas quais antes eu faria a condução. O processo de confiança junto a equipe foi fundamental e aconteceu de uma forma leve e rápida. Penso sempre que ser líder é estar na vitrine, é ser o espelho, então procuro deixar exemplos positivos. Estou aprendendo a disponibilizar mais tempo para a equipe, pois eles necessitam de direcionamentos e apoio para alcançar os resultados. Mas noto que esse tempo de dedicação deve ser ainda maior e para isso preciso melhorar pontos na minha liderança, na qual acredito encontrar ao longo do curso.