Nessa aula vimos como a metodologia Scrum pode atuar para resolução de conflitos dentro de um projeto ou empresa, organizando as ações e melhorando a comunicação entre a equipe de colaboradores para atingir os objetivos de negócio. Dessa forma, nesse fórum será apresentado um case sobre como o Scrum pode atuar dentro de uma loja online.
Loja online
Uma empreendedora local resolveu implantar recentemente as vendas de seus produtos online, dessa forma para expandir sua loja no meio digital ela decidiu contratar os serviços de um escritório de TI e publicidade para desenvolver o site e criar o e-commerce do seu empreendimento. Para tanto, a empreendedora sentiu a necessidade de replanejar sua logística, evidenciando os passos necessários para realizar as entregas dos pedidos feitos pela loja online.
- Cliente realizou um pedido no e-commerce, no qual foi gerado um código e prazo de entrega determinado;
- Os pedidos serão verificados por ordem de solicitação por um atendente, no qual esse irá imprimir as etiquetas geradas no sistema para identificação;
- Os produtos dos pedidos serão separados e etiquetados pelo estoquista;
- Os pedidos serão postados por um atendente para a transportadora realizar a entrega;
- A transportadora realizará a entrega no prazo determinado;
- Cliente satisfeito.
Nesse contexto, podemos ver que o produto backlog da loja de maquiagens será o pedido do cliente e que por trás disso, existe uma equipe de papéis distintos que se comunica e se compromete por todo o processo de logística para entregar os pedidos da loja com o objetivo final do cliente estar satisfeito com sua compra. Desse modo, após realizar o planejamento das ações do empreendimento online, a empreendedora identificou os pontos chave da implementação do e-commerce e observou que a metodologia Scrum irá ajudá-la bastante na organização do fluxo de vendas online.