1º Passo – Problema Inicial : Por que os alunos não finalizam os cursos online ?
2º Passo – Aplicação dos 5 Porquês :
- Por quê os alunos não finalizam os cursos online?
Porque eles perdem o interesse ao longo do curso. - Por quê eles perdem o interesse?
Porque o conteúdo parece longo, cansativo ou pouco envolvente. - Por quê o conteúdo parece pouco envolvente?
Porque muitos cursos não têm elementos interativos, como quizzes, vídeos curtos ou atividades práticas. - Por quê não há elementos interativos suficientes?
Porque os criadores do curso priorizam quantidade de conteúdo em vez de experiência do usuário. - Por quê os criadores priorizam quantidade em vez de experiência?
Porque acreditam que “mais conteúdo” significa “mais valor”, sem considerar as necessidades reais do aluno.
Causa raiz identificada
A crença equivocada de que quantidade de conteúdo é mais importante do que a experiência do aluno.
3º Passo – Reflexões
O problema final foi diferente do inicial ?
Sim. O problema inicial parecia ser “alunos não finalizam cursos”, mas a causa raiz está na forma como os cursos são construídos, não no comportamento dos alunos.
O que mais surpreendeu no processo ?
A descoberta de que o problema não está na motivação do aluno, mas na estratégia de design do curso.
Ou seja, a responsabilidade não é do aluno — é do modelo pedagógico adotado.