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Projeto

Para estabelecer uma estrutura sólida de gestão e operação da Educação Corporativa (EC) dentro de uma organização, é necessário definir claramente os papéis e responsabilidades. Essa estrutura permitirá alinhar os programas de desenvolvimento e aprendizagem às estratégias organizacionais, garantindo eficiência e engajamento dos colaboradores. Abaixo está uma proposta de estrutura, organizada por áreas de atuação:

Estrutura de Gestão e Operação da Educação Corporativa

  1. Comitê de Governança da Educação Corporativa Objetivo: Alinhar a Educação Corporativa com as metas estratégicas da organização, garantir investimentos em programas relevantes e avaliar a eficácia das iniciativas. Principais Responsabilidades: Definir diretrizes, políticas e objetivos para os programas de EC. Aprovar o orçamento e as prioridades de desenvolvimento de competências. Acompanhar indicadores de desempenho e retorno dos investimentos (ROI) em educação. Composição: Executivos de diversas áreas, como Recursos Humanos, Desenvolvimento Organizacional, áreas operacionais e representantes da alta liderança.
  2. Gerência de Educação Corporativa Objetivo: Supervisionar a execução dos programas de EC, garantir a qualidade dos conteúdos e monitorar os resultados e impactos nas áreas funcionais. Principais Responsabilidades: Planejar e implementar a estratégia de EC, de acordo com as diretrizes do comitê de governança. Supervisionar o desenvolvimento de programas e materiais de treinamento. Medir e relatar o impacto dos programas de EC em KPIs relevantes. Colaborar com áreas específicas para personalizar conteúdos e garantir alinhamento com as necessidades. Equipe: Coordenadores e analistas de EC, que apoiam na execução das atividades diárias e no gerenciamento de programas.
  3. Equipe de Design Instrucional Objetivo: Desenvolver conteúdos de aprendizagem que sejam envolventes, interativos e alinhados aos objetivos de EC. Principais Responsabilidades: Projetar e criar materiais de aprendizado (presenciais, online, híbridos), considerando as metodologias e tecnologias mais eficazes. Garantir que os conteúdos sejam atualizados e compatíveis com as demandas das áreas e os objetivos estratégicos. Criar avaliações e métricas de aprendizagem para verificar a retenção de conhecimento e habilidades. Composição: Designers instrucionais, desenvolvedores de conteúdo digital e especialistas em tecnologias educacionais.
  4. Facilitadores e Instrutores Objetivo: Conduzir treinamentos e workshops, oferecendo uma experiência de aprendizado envolvente e prática. Principais Responsabilidades: Ministrar treinamentos e acompanhar o progresso dos participantes. Adaptar os conteúdos conforme o nível de maturidade dos colaboradores e as necessidades da organização. Aplicar técnicas de ensino que promovam a aprendizagem ativa e engajamento dos participantes. Perfil: Profissionais com habilidades de comunicação e didática, podendo ser instrutores internos (colaboradores especializados) ou externos (consultores e parceiros).
  5. Equipe de Tecnologia de Aprendizado Objetivo: Gerenciar as ferramentas e plataformas tecnológicas que sustentam a EC, como ambientes virtuais de aprendizagem e sistemas de gestão de conteúdo. Principais Responsabilidades: Implementar e manter as plataformas de aprendizado (ex.: LMS, Moodle). Oferecer suporte técnico para colaboradores, facilitadores e instrutores. Monitorar e garantir a segurança e acessibilidade dos dados e conteúdos de EC. Explorar inovações tecnológicas (como gamificação, IA) que possam enriquecer a experiência de aprendizado. Equipe: Especialistas em tecnologia educacional e suporte técnico.
  6. Equipe de Avaliação e Monitoramento Objetivo: Avaliar a eficácia dos programas de EC e seu impacto nos colaboradores e na organização como um todo. Principais Responsabilidades: Definir métricas e indicadores (baseados em modelos como Kirkpatrick e Phillips) para avaliar o impacto dos programas. Coletar feedback dos participantes e realizar avaliações para medir retenção e aplicação do conhecimento. Analisar os dados de desempenho e criar relatórios de ROI para a alta gestão e o Comitê de Governança. Realizar pesquisas de engajamento e motivação dos colaboradores em relação aos programas. Equipe: Analistas de dados de aprendizado, responsáveis pela coleta e interpretação de métricas.
  7. Stakeholders Internos e Colaboradores Objetivo: Colaborar com a EC, fornecendo insights sobre necessidades específicas e contribuindo para a melhoria contínua dos programas. Principais Responsabilidades:
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Olá, Sueli. Tudo bem?

Obrigado por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei da maneira como você estruturou as funções e responsabilidades para uma gestão em Educação Corporativa. A organização clara dos papéis é essencial para garantir o alinhamento com as estratégias organizacionais e melhorar o engajamento dos colaboradores nos programas de desenvolvimento.

Uma dica: ao definir as métricas de avaliação de impacto, como o ROI, experimente detalhar como cada área pode contribuir diretamente para esses indicadores. Isso facilita o acompanhamento e a comunicação dos resultados ao Comitê de Governança.

Conte com o apoio do Fórum. Bons estudos!

Boa noite, segue o trabalho de forma simplificada: 1-O Sistema de Educação Corporativa (SEC) do IFB é uma iniciativa estratégica para garantir a adaptação da instituição ao contexto BANI e preparar seus funcionários para o futuro. O SEC visa promover o aprendizado contínuo, o desenvolvimento de habilidades essenciais e o alinhamento com as necessidades da instituição. A proposta do SEC se baseia em princípios como o alinhamento estratégico, o foco no aprendizado, a flexibilidade e personalização, a integração de tecnologias e a mensuração dos resultados.

2-O SEC oferece soluções de aprendizagem em três áreas principais: Transformação Digital e Inovação Educacional, Habilidades Essenciais para o Futuro do Trabalho e Gestão de Pessoas e Liderança Transformadora. As soluções incluem trilhas de aprendizagem, workshops, webinars, comunidades de prática, oficinas práticas, mentorias, treinamentos experienciais e coaching.

3-A gestão do SEC será realizada por uma estrutura composta pelo Coordenador de Educação Corporativa, a equipe de Desenvolvimento de Conteúdo, a equipe de Implementação e Suporte e a Comissão de Governança. A governança do SEC se baseia em diretrizes que garantem o alinhamento estratégico, a comunicação e o engajamento, a avaliação e o monitoramento, e a inovação e a flexibilidade.

4-O SEC utilizará ferramentas tecnológicas como a plataforma Moodle, aplicativo mobile, ferramentas de videoconferência, ferramentas de gamificação e ferramentas de análise de dados. A gestão do conhecimento será promovida através da cultura de compartilhamento, do banco de conhecimentos, dos fóruns de discussão e das comunidades de prática.

5-A implementação do SEC será realizada em etapas, com o objetivo de garantir a participação de todos os stakeholders e a efetividade das ações de aprendizagem. O SEC é um investimento estratégico no desenvolvimento dos funcionários do IFB, com o objetivo de preparar a instituição para os desafios do futuro e garantir a qualidade do ensino e a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho.