Olá, quero agradecer aos professores, professoras e a todos o pessoal da retaguarda que são responsáveis e fazer tudo acontecer.
Já tive experiência em participar de mudanças nos sistemas das lojas da empresa que trabalhei e o gerente que foi o meu aluno da Microlins colocou sobre minha responsabilidade de criar toda a estrutura do banco de dados de três lojas da empresa e depois ainda fiz uma limpeza nos registros retirando muita coisa inútil. Quando eu estava fazendo a manutenção e vi na minha frente todos os dados da loja e que estavam sob minha responsabilidade e ter ainda que entregar tudo funcionando para rodar nos sistemas frente de loja sem dar pau. Quando o pessoal veio de São Paulo e instalou o sistema e rodou com o banco de dados que fiz, com a transposição de todos os dados do outro banco antigo, então chegaram e me falaram Fábio você é o cara o sistema que acabamos de instalar tá funcionando e rodando o banco que você fez está realizando as vendas sem problema algum. Durante essa minha experiência a primeira coisa que eu fazia antes de fazer qualquer coisa no banco era fazer cópias, mas, várias cópias em meios fizicos diferentes e em computadores diferentes.
Para mim foi muito gratificante.
Mais é de muita responsabilidade você ter nas suas mãos todos os dados, de produto, estoque, vendas, clientes e você conseguir tratar, limpar e fazer a transposição dos dados e tudo funcionar corretamente, e depois olhar e ver todos os funcionários trabalhando, vendendo, clientes comprando, a loja cheia de gente e você olhar e pensar assim fui eu que fiz tudo funcionar correto. É de muito orgulho. Ver na teoria é uma coisa mas enfrentar tudo isso na realidade é muito diferente, não é brincadeira é muito sério. Graças a Deus eu já passei por isso e deu tudo certo, eram três lojas e mais uma transportadora sob minha responsabilidade e eu parecia estar brincando com todos os conhecimentos que já tinha, até que a dona da empresa veio dizer para mim Fábio assim desse jeito você vai ter que pagar para trabalhar aqui, brincando, quando falei para ela que parecia que estava passeando e brincando com todo o conhecimento que tinha.
É o curso mais importante que fecha o ciclo de programação.
Estou vendo em um livro que tenho que são muito os comando que o MySQL tem para uso. Comandos bloqueando e desbloqueando tabelas, na parte avançada tem como criar e gerenciar permissões de acesso TCP/IP, tem a parte de criptografia no MySQL, tem a parte de criação, controle, definindo privilégios de acesso, excluindo e modificando senhas do usuários, criando stored procedures, criando triggers (gatilhos), tem a parte de manutenção do banco com o optimize, check, analyze e repair, tem a parte de backup com o mysqldump. Muitos comandos para praticar.