1
resposta

[Projeto] 07 Desafio: resolvendo um problema de lógica

Prompt utilizado:

Estou querendo investir R$6500 reais em uma aplicação de renda fixa, que possui uma taxa de juros simples de 1% ao mês, por um período de 12 meses. Precisava saber se o retorno será suficiente para suprir minhas despesas no fim do ano, e preciso de algumas informações:

  • Preciso saber qual é a formula de cálculo de juro simples?
  • Quais variáveis estão envolvidas nessa situação?
  • Qual é o valor dos juros?
  • Qual será o valor final do investimento?

Se você poder trazer os resultados em passo a passo, seria eternamente grato!

Resposta do ChatGPT:

Claro, posso ajudar com isso! Para calcular juros simples, você pode usar a fórmula:

J=P×i×t

Onde:

J = juros P = capital inicial (ou principal) i = taxa de juros por período t = número de períodos Neste caso:

P (capital inicial) = R$ 6500 i (taxa de juros mensal) = 1% ao mês ou 0,01 t (número de meses) = 12 meses Vamos calcular os juros passo a passo:

J=6500×0,01×12 6500×0,12 J=6500×0,12 J=780

Os juros serão R$ 780.

Agora, para calcular o valor final do investimento (montante), basta somar os juros ao capital inicial:

Valor final=P+J Valor final=6500+780 Valor final=7280

Portanto, o valor final do investimento após 12 meses será R$ 7280.

Para verificar se esse retorno será suficiente para suprir suas despesas no final do ano, você precisa considerar suas despesas e comparar com esse valor final do investimento. Se precisar de mais alguma coisa ou se tiver outras dúvidas, estou à disposição!

Conclusão: O prompt foi extenso hahahaha, eu pedi em passo a passo e ele seguiu de forma muito explicativa, atingindo o resultado correto :)

1 resposta

Oii, Matheus! Tudo bem?

Parabéns por colocar em prática o desafio proposto, você mandou muito bem!

O prompt ficou ótimo, cheio de detalhes e o que resultou em uma resposta completamente explicativa e assertiva.

Continue se dedicando aos estudos e qualquer dúvida, compartilhe aqui no fórum.

Bons estudos, Matheus!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software