Prompt utilizado:
Estou querendo investir R$6500 reais em uma aplicação de renda fixa, que possui uma taxa de juros simples de 1% ao mês, por um período de 12 meses. Precisava saber se o retorno será suficiente para suprir minhas despesas no fim do ano, e preciso de algumas informações:
- Preciso saber qual é a formula de cálculo de juro simples?
- Quais variáveis estão envolvidas nessa situação?
- Qual é o valor dos juros?
- Qual será o valor final do investimento?
Se você poder trazer os resultados em passo a passo, seria eternamente grato!
Resposta do ChatGPT:
Claro, posso ajudar com isso! Para calcular juros simples, você pode usar a fórmula:
J=P×i×t
Onde:
J = juros P = capital inicial (ou principal) i = taxa de juros por período t = número de períodos Neste caso:
P (capital inicial) = R$ 6500 i (taxa de juros mensal) = 1% ao mês ou 0,01 t (número de meses) = 12 meses Vamos calcular os juros passo a passo:
J=6500×0,01×12 6500×0,12 J=6500×0,12 J=780
Os juros serão R$ 780.
Agora, para calcular o valor final do investimento (montante), basta somar os juros ao capital inicial:
Valor final=P+J Valor final=6500+780 Valor final=7280
Portanto, o valor final do investimento após 12 meses será R$ 7280.
Para verificar se esse retorno será suficiente para suprir suas despesas no final do ano, você precisa considerar suas despesas e comparar com esse valor final do investimento. Se precisar de mais alguma coisa ou se tiver outras dúvidas, estou à disposição!
Conclusão: O prompt foi extenso hahahaha, eu pedi em passo a passo e ele seguiu de forma muito explicativa, atingindo o resultado correto :)