Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Projeto] 02 desafio

Para este desafio, escolhi analisar minha comunicação no Instagram. Percebi que procuro responder as pessoas de forma educada e amigável, mas às vezes envio mensagens muito curtas, o que pode fazer com que minha intenção não seja compreendida da melhor forma.

Também observei que é importante prestar atenção ao tom das mensagens, já que na comunicação online não temos expressões faciais e linguagem corporal para ajudar na interpretação. Por isso, tento ser clara, respeitosa e demonstrar empatia ao conversar com outras pessoas.

Essa atividade me fez refletir sobre a importância de pensar antes de enviar uma mensagem e buscar uma comunicação mais assertiva. Com isso, acredito que posso melhorar ainda mais minhas interações, evitando mal-entendidos e fortalecendo meus relacionamentos.

1 resposta

Olá, Jamilly! Tudo bem?

A sua atividade 02 desafio, sobre comunicação assertiva, trouxe uma análise bem interessante de como pequenas escolhas nas mensagens online podem influenciar a clareza, o tom e a forma como a outra pessoa interpreta o que foi dito.

Você percebeu um ponto muito importante: na comunicação digital, como não temos expressões faciais nem linguagem corporal, mensagens muito curtas podem gerar interpretações diferentes da intenção original. Uma dica simples é revisar a mensagem antes de enviar e se perguntar: minha intenção está clara?, o tom está respeitoso? e a pessoa terá contexto suficiente para entender?. Esse cuidado ajuda a praticar uma comunicação mais assertiva, empática e menos sujeita a mal-entendidos.

Que tipo de ajuste você acha que pode fazer nas suas mensagens do Instagram para deixá-las mais claras e acolhedoras?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!