2
respostas

Programar ou não

Boa tarde! Me ajudou bastante essa primeira inserida. Estou totalmente perdido, inicialmente, mas agora já tenho algumas noções que vc apresentou. Na verdade, parece que não sou muito de programar e sim de resolver problemas a partir de programações existentes. Existe essa área? Obrigado!!

2 respostas

Boa tarde, Marcelo!

No início, é normal ter muitas dúvidas; o estudo será o eterno companheiro do programador, então não se preocupe! :)

Sobre o ponto que você comentou, o desenvolvedor, em essência, é um solucionador de problemas. Durante a carreira, o profissional enfrentará diversos desafios, como bugs, problemas complexos e muito mais. A área de TI abrange uma grande variedade de funções e cargos, muitos dos quais não exigem programação diária. Isso pode variar bastante de empresa para empresa.

Por exemplo, no contexto de solução de problemas, existem empresas que lidam com sistemas legados, constantemente atualizando, corrigindo e adaptando os sistemas para os dias atuais. Outras contam com equipes de sustentação, responsáveis por manter aplicações existentes funcionando com eficiência, investigando problemas em produção, respondendo a incidentes e implementando correções rápidas. Além disso, há profissionais que fornecem consultoria técnica para ajudar outras empresas a otimizar seus sistemas.

A área de TI é gigantesca, e você não precisa se limitar apenas à programação. Explore o dia a dia de diferentes profissionais, investigue áreas como dados, backend e outras especialidades, e foque naquela que mais chamar sua atenção.

E aqui vai uma dica: para um mecânico consertar um motor, ele precisa conhecer bem o motor, certo? Aproveite sua habilidade de solucionar problemas e use isso a seu favor!

Espero ter ajudado. Bons estudos!

Abraço.

Valeu Lucas!! Ajudou sim, com certeza.