2
respostas

Programar - Dúvidas de um iniciante

Pessoal, boa tarde.

Estou terminando a formação "Iniciante em programação", e agora pintam várias dúvidas. Será que conseguirei colocar em prática tudo aquilo que estou vendo, mesmo tendo concluído os exercícios? Como colocar?

Ou, de outra forma: como "decorar" tanta coisa, módulos, instruções, métodos, comandos, etc? Como levar isso para o dia a dia (pretendo, na sequência, fazer a formação de Front-End)?

Enfim, creio que esta seja uma dúvida bem genérica, mas qualquer "norte", aqui, seria muito bem vindo. :)

Abraços!

2 respostas

Olá Marcos, tudo bem? Espero que sim!

O segredo é praticar bastante na minha opinião. O conhecimento vai ser adquirido com o tempo e com a repetição. Não há forma rápida de se aprender alguma coisa nova.

Você precisa variar o método de aprendizado também, para estudar situações semelhantes mas com outra abordagem.

  • Ler artigos, livros, documentação, pesquisar na internet.
  • Assistir vídeo aulas
  • Discutir/Conversar com outras pessoas sobre o tema
  • Escrever em um caderno ou em uma folha de papel (Sim, em um papel que se quiser pode jogar fora depois mesmo, o ato de escrever faz você fixar aquilo que foi escrito)
  • Praticar através de exercícios

Dessa forma você vê o mesmo conteúdo, mas de diferentes maneiras, e isso é reforçado na sua cabeça. Você desenvolve o seu conhecimento. Sempre reveja o mesmo conteúdo de diferentes formas para que ele se fixe. Isso não se aplica somente à programação, mas em qualquer coisa que queira aprender.

Quando estava começando, sempre fazia exercícios em sites de programação, e ainda continuo fazendo para reforçar meu aprendizado. Vou deixar aqui um exemplo de site, mas há vários por aí. Basta procurar (Esse é em português, o que ajuda bastante se você não tiver conhecimento em inglês):

https://www.urionlinejudge.com.br/judge/pt/login

Qualquer dúvida estou à disposição.

Bons estudos!

Olá João!

Muito obrigado pelas dicas e valiosas sugestões. :)

No caso, costumo mesmo, escrever bastante. Só que no OneNote...rsrsrs E também no Notion. O Notion eu uso durante as aulas, pra tomar notas das aulas propriamente ditas. Ótimo aplicativo, também.

Valeu mesmo. Grande abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software