Olá Marcos, tudo bem? Espero que sim!
O segredo é praticar bastante na minha opinião. O conhecimento vai ser adquirido com o tempo e com a repetição. Não há forma rápida de se aprender alguma coisa nova.
Você precisa variar o método de aprendizado também, para estudar situações semelhantes mas com outra abordagem.
- Ler artigos, livros, documentação, pesquisar na internet.
- Assistir vídeo aulas
- Discutir/Conversar com outras pessoas sobre o tema
- Escrever em um caderno ou em uma folha de papel (Sim, em um papel que se quiser pode jogar fora depois mesmo, o ato de escrever faz você fixar aquilo que foi escrito)
- Praticar através de exercícios
Dessa forma você vê o mesmo conteúdo, mas de diferentes maneiras, e isso é reforçado na sua cabeça. Você desenvolve o seu conhecimento. Sempre reveja o mesmo conteúdo de diferentes formas para que ele se fixe. Isso não se aplica somente à programação, mas em qualquer coisa que queira aprender.
Quando estava começando, sempre fazia exercícios em sites de programação, e ainda continuo fazendo para reforçar meu aprendizado. Vou deixar aqui um exemplo de site, mas há vários por aí. Basta procurar (Esse é em português, o que ajuda bastante se você não tiver conhecimento em inglês):
https://www.urionlinejudge.com.br/judge/pt/login
Qualquer dúvida estou à disposição.
Bons estudos!