Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Programando para Apple

Olá pessoal. Eu tomei uma decisão de começar a programar para o sistema OS X e IOS da Apple, sim sou apaixonado pelo sistema e a quase 4 anos uso Mac e iPhone.

Bem, eis que pesquisando para entender melhor por onde começar vi muitos recomendando que começasse por Objective-C antes de ir para Swift, até pelo fato da nova linguagem da Apple ainda está em constante mudança e as principais APIs estarem em Objective-C.

Então decidi que iria começar pela linguagem anterior, antes de partir para a mais nova da Apple. Quando vim ao Alura fazer o curso, vi que tem como pré-requisito o curso de Java II. Bem, eu nunca programei em Java e nem nada. Então acham que devo fazer o Curso de Java I e Java II antes de aprender Objective-C?

4 respostas

José Carlos, a ideia de pedir como requisito Java 2 é para que você já conheça uma linguagem orientada a objetos estaticamente tipada. C# também serviria, ou se você conhece muito bem alguma outra linguagem.

Sobre a decisão de Objective-C, é um pouco o gosto e feeling de cada um. Eu pessoalmente iria de Swift, mas realmente é ruim pois ela está evoluindo rapidamente e até o final do ano sairá a versão 3, quebrando compatibilidade com a 2.

Alias, estamos esperando esse lançamento para regravar o curso de Swift

O meu receio é de entrar em Objective-C sem saber alguma outra linguagem e não conseguir aproveitar devidamente o curso, no caso acha que eu deveria realizar algum curso de outra linguagem antes de ingressar em Objective-C? (Java é minha opção atual, pois não achei soluções simples de usar C# em um Mac até agora kkkk)

O meu receio de aprender Swift é justamente esta quebra da compatibilidade e a evolução rápida da linguagem. Eu pensei em Objective-C primeiro para ter uma estabilidade, e também ganhar pratica em alguma linguagem de programação, pois até hoje só fiz coisas em HTML&CSS, um pouco de JS e básico de Ruby.

Com isso já ganharia uma base e teria uma linguagem já em andamento para realmente programar. Então iria aprendendo Swift aos poucos e vendo as mudanças acontecerem.

Sim, se você não conhece linguagem alguma eu não recomendo começar pelo objective-c. JavaScript e lógica de programação é um curso excelente para quem não tem. Se você já tem, Java é uma boa opção!

solução!

No meu caso já fiz os dois cursos de Logica de Programação e estou fazendo a versão mais recente lançada. E também fiz a primeira parte do Lógica de Programação com Ruby.

Então tentarei Java para ter uma base do que fazer com Objective-C. Obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software