Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Programadores web

Bom dia, é essencial eu dar uma olhada no curso do maven para enteder oque realmente faz? Estou seguindo cursos java web jsf cdi e to indo para especificação! Realmente preciso ver o curso?

4 respostas

Bom dia Alisson,

No curso de Maven você consegue ver as motivações do uso, isto é, você vê como faria algo sem o maven e depois com o maven para te facilitar, alem de auxilio nos testes e como usar o maven para criar projetos modulares.

Abraços

solução!

Oi, Alisson.

Maven é uma ferramenta extremamente útil e prática.

Antigamente, os programadores que trabalhavam em equipe nas empresas passavam pelo chamado jar-hell em que era você quem tinha de baixar as bibliotecas dos frameworks e suas dependências, além de ficar atento para saber qual versão exatamente tinha que trabalhar e os conflitos entre elas!

Sem contar nas configurações de build e gerenciamento da estrutura do projeto. Antigamente, se o projeto era feito no Eclipse, todo mundo tinha que usar o Eclipse. Se você gostava mais de Netbeans, Intellij ou qualquer outra IDE, você não poderia usar por causa dos arquivos de configuração. Com o Maven, isso ficou independente. Hoje você pode escolher a IDE que quiser, se o projeto foi feito em Maven.

Hoje eu não consigo fazer um projeto sem ele. Eu levei bastante tempo para pegar o jeito e hoje a tecnologia está muito mais sólida e redonda do que era antigamente. Sem contar que muitas empresas no mercado de trabalho e exemplos na internet utilizam a ferramenta.

Eu acho que é muito válido você fazer o curso sim.

Guilherme não sei nada de maven mais resumindo ele ajuda você no seu dia a dia? você usa ele? Oque sei não sei se esta certa essa informação mais sei que ele também é responsavel pela parte das bibliotecas, onde você não precisa baixar e importar no builder path.

Arthur otíma resposta! depois dessa vou até fazer o curso agora! Muito obrigado!